24 de março de 2017

Quando um Tawny antigo estraga

Ou a importância da data de engarrafamento nesses vinhos



Há um mês, escrevi a respeito de um Porto Colheita, bem antigo. Entre outras características, comentei que são vinhos que envelhecem por muitos anos em tonéis nos produtores, mas depois de engarrafados, não evoluem em garrafa, e não devem ser guardados por muito tempo. E exatamente por isso, a data de engarrafamento, que deve constar obrigatoriamente no contra-rótulo, é tão importante. E coincidentemente, pouco tempo depois, tive um exemplo prático disso, outro dia.

O último encontro da minha confraria teve como tema Vinhos do Porto. Dentre os escolhidos pelo organizador, constava um Porto Messias 20 anos. Este não é um Porto Colheita, mas a única diferença é que o Colheita é de uma safra específica, e este, um Tawny com indicação de idade, é uma mistura de vinhos de anos diferentes, que dá uma 'média' de 20 anos. De resto, são muito similares. Os mesmos cuidados em armazenagem e serviço se aplicam aos dois; inclusive no que diz respeito à data de engarrafamento e à guarda em garrafa.

No contra-rótulo, constava que havia sido engarrafado em 2008, ou seja, há quase 10 anos! O Colheita do mês passado, aberto 5 anos após o engarrafamento, foi um certo risco (por sorte, estava perfeito), mas com 9 anos, o risco é muito maior. E de fato, dessa vez, o vinho não estava em boas condições.


A começar pela tampinha, daquelas de plástico com um pedacinho de cortiça por dentro - aliás, essas tampas são um forte indício de que a garrafa não deve ser guardada por muito tempo - se rompeu ao tentar ser removida. Precisei usar um saca-rolhas para remover o restante da cortiça, que internamente estava em um estado lastimável, e só não se despedaçou nem caiu no vinho, porque estava envolta em uma 'geleca' grudenta de vinho ressecado, o que manteve os pedaços 'colados'.

O vinho propriamente não estava todo ressecado como aquilo que envolvia a tampa, mas seu visual completamente turvo deixava claro que já não estava em suas melhores condições. O aroma não estava completamente comprometido. Mostrava potência menor que o normal, com predominância de notas de amêndoas torradas típicas deste estilo, mas deixando transparecer uma lembrança de aromas de farmácia. Na boca, a acidez que já não era vibrante, e as partículas sólidas em suspensão no líquido deixavam um leve amargor na boca.


É verdade que o seu aspecto visual foi o mais deteriorado, mas definitivamente, o vinho não estava em boas condições. Portanto, ao comprar um Porto Tawny antigo, verifique a data de engarrafamento para não se arrepender!

4 comentários:

  1. Boa noite! Ainda tenho dúvidas quanto a um vinho do Porto o "Quinta do Porto " - porto Tawny Velho - 10 Anos cuja data de envase está 2008 será que ainda está bom para consumo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia. Pela data de envase, muito provavelmente, a garrafa já deve apresentar depósito. Isso já não é um bom sinal para um Tawny. É esperado em Vintages e alguns LBVs, mas não em um Tawny.
      Eu suponho que o vinho já não deve estar muito bom. Mas a vantagem do vinho é que ele não fará mal, mesmo assim. Por isso, você pode prová-lo, sem medo. Se estiver desagradável, com aroma fraco, e tendendo a fármacos, é porque já era.

      Excluir
  2. Boa tarde.
    Tenho um porto Dom José Tawny que ganhei a alguns anos.
    Onde no rótulo tem alguma indicação de data de envase ou algo que de uma ideia de quanto tempo ele tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Carlos Alberto,
      um Tawny Colheita (safra específica) ou com idade específica (10, 20, 30, 40 anos), devem ter o ano de envase mencionado no contra-rótulo.
      O mesmo não é exigido de Tawnys sem safra ou idade.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.