3 de março de 2017

Perle de Vigne

Mais um espumante em promoção que comprei na Wine.com.br, no final do ano passado: Perle de Vigne, um Crémant de Bourgogne Grande Reserve produzido pela Maison Louis Bouillot.


Se os Champagnes estão no topo de qualidade de espumantes franceses (e mundiais), o termo crémant é reservado aos espumantes que estão um degrau abaixo: possuem regras de produção e qualidade quase tão estritas quanto Champagne, mas são produzidos em outras regiões da França.

A Maison Louis Bouillot é especializada em Crémants de Bourgogne. Foi fundada em 1877 por Jean Bouillot, comerciante de vinhos, que nomeou a empresa em homenagem ao pai; e ainda hoje, ela segue nas mãos dos descendentes. Eles não possuem nenhuma videira, e compram todas as uvas utilizadas a partir de produtores locais, mas cuja produção eles acompanham de perto, para se certificarem da qualidade dos frutos.

Assim como os Champagnes, os crémants são produzidos pelo método tradicional - segunda fermentação em garrafa - sendo necessário um período mínimo de 9 meses com as borras. Este, como Grande Reserve, ficou 15 meses. A Maison utiliza neste vinho, todas as 4 variedades de uva permitidas: Pinot Noir, pela estrutura; a Chardonnay, pela elegância, a Gamay pela aptidão gastronômica; e a Aligoté, pelo frescor.


Levei este espumante a um restaurante, em um jantar com amigos. Mais uma vez, a rolha já estava quase no seu limite de elasticidade, mas o líquido estava intacto: bela cor dourada de baixa intensidade, perlage consistente, bastante evidência de panificação no nariz, somada a frutas de caroço maduras (pêssego, nectarina). Boa acidez, nenhum amargor, bom corpo, e boa persistência, onde se evidenciam as notas de panificação. Valeu muito a pena, mas infelizmente, o estoque acabou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.