23 de outubro de 2015

Aerar ou decantar: eis a questão

Depois de um bom conjunto de taças, e um bom abridor de garrafas, o próximo apetrecho almejado por quem quer se aprofundar no mundo dos vinhos é o decanter. Mas você sabe para quê serve um decanter?

Foto original: Wine Enthusiast

Muita gente não sabe. Alguns acham que é só um vasilhame 'chique' para se servir o vinho, em vez de deixar a garrafa à mesa. Outros têm a noção de que 'vinhos bons precisam ser colocados no decanter', mas sem saber exatamente quais vinhos, e por quê. Para vocês que estão cogitando comprar um decanter, ou ganharam um, mas não sabem o que esperar dele, preparei dois textos para tirar suas dúvidas. Neste primeiro, explico para quê ele serve. E no próximo, darei dicas mais específicas sobre quais vinhos devem ou não ir para o decanter.

Então, primeira informação importante: O decanter tem, na realidade, duas funções distintas: aerar e/ou decantar o vinho.
O decanter serve para aerar e/ou decantar o vinho.

Então pronto, acabou. Podemos passar para o próximo texto! Bem, se essa frase sozinha não te elucidou muita coisa, não perca as esperanças, continue lendo! Deixe-me explicar o que significa cada um.

Decanter para decantar


Certos vinhos podem apresentar partículas sólidas, como borras, ou cristais de bitartarato de potássio. Isso pode ocorrer por uma decisão do produtor, que preferiu não filtrar demais o vinho, para deixá-lo com mais corpo e sabor; ou pela idade de um vinho, já que quando ele vai envelhecendo, substâncias que estão diluídas se aglutinam, formando uma nova partícula que não é mais solúvel, e fica em suspensão.

Isso não é defeito, e essas substâncias não fazem nenhum mal à saúde. Mas são amargas e adstringentes, e portanto, indesejáveis. Elas tendem a se depositar no fundo do líquido; mesmo na garrafa, se você deixá-la em pé por uma horinha antes de servir, essas partículas sólidas vão para o fundo. Mas é só virar a garrafa parar servir uma taça, e a borra se mistura novamente. O decanter ajuda a eliminar essas borras.

Portanto, um dos usos do decanter é exatamente retirar as substâncias sólidas presentes vinho, partículas que não são mais solúveis, e tendem a decantar, isto é, se depositar no fundo. Tudo para que sua taça não acabe assim:


Decantar é retirar substâncias sólidas do vinho,
que se depositam no fundo, com o tempo

Decanter para aerar


O uso mais comum do decanter, no entanto, não é para decantar, e sim para aerar vinhos. Aerar implica em deixar o vinho em contato com o ar, por algum tempo, antes de servi-lo. Mas pra quê? Existem três casos específicos em que se deve aerar o vinho.

Foto original de João André O. Dias, no Flickr

Vinhos 'fechados': certos vinhos, logo ao abrirmos, podem parecer sem cheiro, sem graça, ou com cheiro de álcool. Costumamos dizer que o vinho está 'fechado' (apesar da garrafa já estar aberta!). Quando permitimos que ele respire por alguns minutos, ele se 'abre', mostrando mais aromas e mais equilíbrio. Ou seja, fica bem melhor. Mas não adianta apenas abrir a garrafa e deixá-la lá, aberta. Na garrafa, a superfície de contato entre o vinho e o ar é muito pequena. Por isso, é ideal despejá-lo em um decanter, que possui um fundo largo, permitindo uma área de contato muito maior. Vinhos antigos são fortes candidatos para uma aeração por este motivo, mas também há vinhos mais jovens que precisam de uma aeração para se abrirem.

Aromas desagradáveis: existe um gênero de leveduras chamado brettanomyces (ou brett, para os íntimos) que pode atacar o vinho, ainda na vinícola. O vinho é então engarrafado com essas leveduras, e elas causam aromas estranhos: couro, curral (esterco), esparadrapo, acetona e bacon são alguns desses cheiros. O brett não faz mal à saúde, e algumas pessoas gostam de vinhos com esses cheiros curiosos. Em alguns casos, quando o cheiro desagradável é fraco, aerar o vinho por uma hora pode contribuir para que ele desapareça.

Vinhos de guarda: um vinho que foi feito para durar décadas, se tomado jovem, costuma ser desagradável, com acidez e adstringência em demasia. Caso você não queira esperar por anos até que ele atinja seu momento ideal de consumo, você pode tentar acelerar as coisas, deixando-o no decanter. Dependendo do vinho, uma hora pode ser suficiente para que fique agradável, mas em alguns casos, pode ser necessário até mesmo deixar o vinho de uma dia para o outro (em baixa temperatura, para não avinagrar).
A aeração permite vinhos complexos se abrirem, dissipa cheiros
desagradáveis e acelera a evolução de um vinho de guarda

Bonus: o aerador


Foto original: Vinturi no Pinterest
Se o problema do vinho é apenas aeração, existe um equipamento menor, normalmente mais barato, e que dá um resultado mais rápido: é o aerador. Você despeja o vinho por ele, direto na taça, e o vinho já está aerado! Ele funciona baseado em um fenômeno físico chamado de efeito Venturi. No duto de passagem do vinho, há dois furos. Devido ao formato do aparelho, quando o vinho passa, a pressão interna puxa ar para dentro do aerador, e este ar se mistura ao vinho, realizando uma aeração expressa. Mas atenção, ele não faz milagre: se o problema é apenas 'abrir' um vinho que está um pouco fechado, ele pode ser útil, mas se sua intenção é acelerar 5 anos de evolução de um vinho de guarda, aí ele não será de grande ajuda.

Existem diferentes modelos. Alguns vêm com uma grande base, em que ficam apoiados, o que pode servir de objeto de decoração, se tiver espaço para isso. Tem outros que podem ser acoplados diretamente ao bico da garrafa. Mas quanto menor o aerador, menor será sua capacidade de aerar. Por isso, o que tenho é um modelo da Vinturi, sem a grande base de acrílico, apenas com um pequeno apoio de borracha, para coletar os pingos. Prático, fácil de guardar, e eficiente.
O aerador serve para abrir os aromas de vinhos 'fechados'

Veja na continuação, mais dicas de como identificar quais vinhos devem ser aerados e quais devem ser decantados, clicando aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.