5 de junho de 2015

Bucanero, 100% cubana

Semana passada, fui a trabalho para a Costa Rica. Ao final de um dia, para descontrair, fui com colegas a um bar local que vende cervejas especiais, para tomar uma cerveja, provar o chiliguaro, e comer um chifrijo, o tira-gosto mais típico do país. Quer dizer, eles chamam de tira-gosto (para eles, una boca), e comem normalmente tomando cerveja, mas é uma refeição bem servida. É uma tigelinha cheia de arroz, feijão, carne de porco em cubinhos frita, coberto com uma vinagrete de tomate e cebola crua picados (dispenso) que eles chamam de chimichurri. Costuma também vir com pedaços de abacate por cima, e tortilhas. Basta uma vasilhinha dessas, e já está jantado.

Foto com chifrijos, obtida na Internet

Quanto ao chiliguaro, é um drink que mistura o destilado do país, chamado guaro (destilado de cana), com suco de tomate apimentado, e servido em copinho de shot. Se quer conhecer os costumes locais, é preciso provar o chiliguaro. Já o guaro puro, não vale a pena. Eu pedi uma dose, de teimoso, e o mesero me olhou com ar surpreso: guaro puro? Estás seguro?

Voltando à cerveja, no menu, havia uma cubana, e pela curiosidade não poderia deixar de provar. Chama-se Bucanero Fuerte, produzida pela Cerveceria Bucanero. E até que é boazinha. Dentro das cervejas estilo lager, ela fica acima da média; se destaca por um sabor muito característico a rapadura, sem ser doce, nem enjoativo. Fora isso, tem corpo leve, o teor alcoólico de 5,4% não destoa, e o lúpulo bem dosado dá um amargor equilibrado. Vale a pena.

4 comentários:

  1. Olá, meu nome é Alexandre e gostaria de saber se encontramos desta cerveja Bucanero MALTA sem álcool aqui no Brasil.

    Obrigado e até mais,

    Alexandre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,

      a mensagem que colocou no blog só apareceu para minha moderação hoje! Problemas do Blogger...
      Eu já havia te respondido por email, mas caso outros leitores tenham curiosidade, as cervejas da Bucanero são exportadas para 21 países, porém não para o Brasil. Ontem confirmei que podem também ser encontradas no México.

      Abraço.

      Excluir
    2. Alexandre e demais interessados,
      um amigo meu descobriu que a Bucanero já se encontra disponível no Brasil:
      http://www.emporiodacerveja.com.br/marcas/bucanero

      Excluir
  2. Eu a encontrei num bar em Macaé-RJ. Posteriormente a tomei em Havana, mas achei bem diferente da que tomei aqui.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.