19 de junho de 2015

Uma ginjinha com elas


Óbidos é um destino imperdível em Portugal. A uma curta distância de Lisboa, é fácil de chegar, e de se apaixonar. É uma cidadezinha toda cercada por muros, com um castelo medieval em um dos lados, que hoje é hotel. Tão pequena, que nem 300 pessoas moram dentro dos muros da cidade, de acordo com o garçom do restaurante.

Vista noturna da cidade

Dentro, uma miríade de construções brancas, e entre elas, uma ruazinha tomada por pedestres, que é o fio condutor da cidade, a atravessa do portão norte ao sul, e de onde saem vielas para outras partes da cidade. Esta rua principal é abarrotada de pousadas, lojas e restaurantes, e em cada parede, alguém oferecendo um trago de ginja, servida em copinhos de chocolate, por 1€.

Ginja é, antes de mais nada, uma variedade de cereja, também chamada de cereja azeda, cultivada principalmente entre Óbidos e Alcobaça (a 40Km de distância uma da outra). Com ela, produz-se este licor, que é extremamente tradicional das duas cidades. É feito com maceração dos frutos em álcool, e com adição de açúcar. Atualmente, existe um pedido de registro de Indicação Geográfica Protegida para o fruto, que ainda não foi aprovado pela União Européia [*].

Quando estive em Óbidos com Thais e meus pais, provamos o licor. Era doce, claro, mas com um toque azedinho, o que dava uma graça à bebida. Ruim era apenas o chocolate dos copinhos em que nos serviam: vela pura, pra não derreter no verão. Na época, fiquei na dúvida se valia a pena comprar uma garrafa (vendida em uma a cada 3 portas da rua principal), que ocuparia um espaço da mala que estava destinado a um vinho, e Thais me disse que se tinha dúvida, não deveria levar. Foi apenas chegando em casa, que ela brigou comigo por não ter comprado a garrafa, pois ela queria, mesmo não tendo me dito na hora. Bem, para remediar 'meu' erro, quando voltei a Portugal, aproveitei para trazer de lá uma garrafinha do licor 'com elas', isto é, uma garrafa que vem com ginjas dentro. Vai bem ao final da refeição, e melhor ainda se for com um pedacinho de um bom chocolate.


A Ginja Vila das Rainhas é produzida pela Frutóbidos. Esta garrafinha, eu trouxe de Portugal, mas ela pode ser encontrada no Brasil. É importada pela Adega Alentejana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.