13 de fevereiro de 2024

Vermute Soberbo

Há alguns meses, escrevi a respeito de um vinho, que por ser aromatizado, perdeu o status, e passou a ser classificado como bebida a base de vinho. Aromatizar vinhos com outras substâncias é algo que remonta pelo menos à Grécia Antiga; e hoje em dia, as bebidas a base de vinho não são nada incomuns. A categoria mais conhecida é a dos vermutes.

Vermute é uma bebida a base de vinho, em que é adicionado álcool, açúcar, e aromatizada a partir de ervas, raízes, frutos e flores, sendo muito comum o uso de artemísia, a mesma planta que dá sabor ao absinto. Inclusive, o nome da bebida vem de Wermut, nome da planta em alemão. A infusão de ervas, entre elas a artemísia, em vinhos ou em álcool, foram muito comuns desde os gregos como remédio; e o costume se manteve até por volta do Século XVIII, época em que estas bebidas passaram a ser usadas como aperitivo, dando origem a muitos vermutes (infusões a base de vinho), e licores (a base de álcool).

Os vermutes têm teor de álcool e açúcar mais altos que um vinho comum, tal como o Vinho do Porto; portanto usar um vinho do Porto como base parece natural. E assim fez a Poças. Esta casa, que já produziu vermute nas décadas de 1930 e 1940, revisitou o passado, e relançou um vermute feito à base de seus vinhos do Porto branco. O formato da garrafa e o rótulo foram desenhados em um estilo nostálgico, para celebrar o passado da marca: é o Poças Soberbo.

Seu teor de álcool (18,5%) e de açúcar (112g/L) são muito próximos das quantidades normalmente encontradas nos vinhos do Porto. Já em comparação com outros vermutes, seu açúcar está mais próximo do limite inferior dos vermutes doces, apenas o suficiente para equilibrar o amargor das infusões, que por sinal, são de ervas encontradas nas 3 propriedades que a Poças tem na região do Douro.

O sabor é composto do amargor das infusões, com um toque fresco de ervas (provavelmente a esteva), algum cítrico, e um toque oxidativo do vinho base, que lhe caiu muito bem. Não sou um especialista em vermutes, mas este me apeteceu muito, e não passo sem uma garrafa em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.