Na região espanhola de Castilla y León, no caminho entre Ribera del Duero e Toro, existe uma denominação de origem pouco conhecida, mas muito distinta: é a DO Cigales. Em uma localização um pouco mais alta que seus vizinhos famosos pelos tintos estruturados, esta DO é mais conhecida pelos seus rosados e claretes (rosados feitos com mescla entre uvas brancas e tintas), que correspondem a quase 70% da produção.
A ascenção da região nos últimos anos levou as Bodegas Protos, uma das principais referências em Ribera del Duero, a construirem uma moderna vinícola em Cigales, inaugurada em 2020[*], e a transferir para esta DO a produção dos seus rosés. As uvas são recebidas à noite, e submetidas a "atmosfera inerte" (os tanques são preenchidos com nitrogênio, para expulsar o oxigênio, e evitar ao máximo a oxidação), e temperatura controlada.
As Bodegas Protos produzem 3 rosados diferentes em Cigales, sendo que comprei para experimentar o Protos Clarete 2022, que visualmente, é o que mais se identifica com o Protos Rosado outrora produzido em Ribera del Duero (que eu gostava muito, e nem acredito que nunca tenha escrito a respeito).
O Protos Clarete 2022 leva 95% de Tempranillo, com o restante composto de Syrah, Merlot e uvas de viñas misturadas. Talvez neste field blend haja alguma presença de uvas brancas, o que normalmente caracterizaria um clarete; mas se não é tão tradicional na composição, o é na cor - cereja intensa. As uvas passam por maceração a frio, para intensificar os aromas, e posterior fermentação a baixa temperatura, a até 14ºC, para conservar os aromas frutados. É um vinho com boa intensidade de aroma a frutas vermelhas frescas, com boa acidez e também bom volume de boca, intensidade de sabor e razoável persistência, algo que parece cada vez mais raro de se encontrar entre os rosés.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.