26 de julho de 2022

Soalheiro Terramatter 2015

A Alvarinho é uma variedade bastante eclética. De um lado ou do outro da fronteira (Portugal e Espanha), é bastante comum que o mesmo produtor faça diferentes estilos de vinho Alvarinho, aplicando diferentes técnicas de vinificação: maceração pré-fermentativa, fermentação em barris, conversão malolática, estágio sur lies com ou sem bâtonnage, estágio em madeira... ou nenhuma dessas técnicas. Um que eu ainda não tinha provado era um Alvarinho engarrafado sem filtragem. O primeiro, foi o Soalheiro Terramater 2015.

A Soalheiro é um dos nomes de referência de Melgaço, e produz principalmente vinhos com Alvarinho, em diversos estilos. Era até uma injustiça da minha parte, que até o momento eu ainda não tinha dedicado um texto a algum de seus vinhos, pois tomo de seus vinhos com alguma freqüência. Mas o Terramater! Este foi para se beber de joelhos!

O Terramater faz parte da linha natural, e suas uvas provêm de vinhedos de cultivo biológico certificado. O lote final foi composto por partes de 3 processos distintos: a primeira, de fermentação mais recorrente, em tanques de inox; a segunda, em barricas de castanho; e a terceira, em ovos de concreto. E finalmente, o vinho foi engarrafado sem filtragem, de forma a permanecer com as borras finas.

É possível decantar o vinho, e obter um aspecto razoavelmente límpido; que de todas formas dá um resultado espetacular. Mas ele foi concebido para ser consumido turvo: o produtor recomenda que seja "suavemente agitado na garrafa por forma a homogeneizar bem as borras finas", o que resulta em uma "experiência totalmente diferente".

Vale observar que este era da safra 2015, já com 7 anos. Por isso, tinha cor dourada intensa. Ao abri-lo, após ter sido guardado de pé por alguns dias, tinha aparência tem aparência razoavelmente translúcida; após agitado, se tornou completamente turvo. O aroma complexo, de intensidade média+, trazia desde notas frescas de limão e alperce, a notas evoluídas de mel e cera; somadas a fermento e massa fresca, e um destacado petrolato. Tinha corpo médio+, alta acidez, intensidade de sabor média+, e persistência média+. Vale notar que, mesmo com a borra, não havia nenhum amargor.

Filtrado ou turvo, é um vinho alta qualidade. A cada um cabe julgar qual forma mais lhe apetece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.