28 de junho de 2015

Krasno Rdeče 2012

Grande tinto do 'Collio esloveno'


Este vinho tinto me surpreendeu. O Krasno Rdeče 2012 é um corte de três variedades bordalesas: Cabernet Franc, Cabernet Sauvigon, e Merlot, e é produzido em Goriška Brda, o Collio esloveno. É uma região de clima fresco, e este frescor realmente se reflete em seus vinhos, como pude comprovar com este.

O Krasno Rdeče 2012 foi produzido pela Vinska Klet Goriška Brda, a mesma cooperativa que produz os vinhos Quercus Rebula e Quercus Sauvignonasse. Assim como nos outros vinhos, as vinhas são plantadas em terraços, e as uvas são colhidas manualmente. A propósito, as variedades são originárias de Bordeaux, mas estão muito bem adaptadas à região. Elas são as três variedades tintas mais cultivadas em Goriška Brda, e as vinhas utilizadas para este vinho têm até 30 anos de idade.

Cada variedade é vinificada separadamente, realiza fermentação malolática completa, e envelhece em tonéis de 60 hectolitros por 12 meses. Esta safra acabou de ser engarrafada, e o vinho se mostra muito fresco, com reflexos violáceos, aromas intensos de frutos vermelhos maduros, um toque de especiarias, alcaçuz e discreto tostado. Mesmo passando um ano em madeira, o sabor da madeira não é intenso, sobressaindo-se as frutas vermelhas. O sabor também apresenta o frescor em destaque, com boa acidez, e taninos muito finos, numa estrutura elegante. É um vinho muito gostoso e fácil de agradar.


Ele foi importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.