4 de junho de 2015

Bolo de banana harmoniza com que vinho?

Imagino que para quase todo mundo, a pergunta que veio à cabeça foi: "bolo de banana harmoniza com algum vinho?" É claro que não proponho tentar tomar nenhum vinho tinto ou branco seco com bolo de banana. Não vai dar certo, mesmo. Mesmo assim, a harmonização que experimentei e proponho quebra paradigmas, mas quem deixar de lado o preconceito, vai ver que harmoniza muito.

O bolo em questão foi um bolo 'invertido', isto é, 'desenformado' ao contrário. E mais curioso, é feito sem bater a massa. Leva caramelo, bananas fatiadas, e os ingredientes da massa, sem bater. Deixo aqui o link para a receita. Ao ser desenformado, a banana fica por cima da massa, e o caramelo, cobrindo tudo. Muito prático, eficiente, e fica bom!


Quebrando paradigmas

E qual é esta harmonização? É um vinho fortificado, e até aí, nada demais. Mas em vez de um fortificado doce, escolhi um seco. Mais especificamente, um Jerez Amontillado. E ficou fantástico com o bolo, apesar de infringir uma regra de harmonização: 'o vinho tem que ser mais doce do que a comida'.

É necessário reconhecer que esta regra tem lá sua validade - ela ajuda na maioria das vezes a evitar combinações desastrosas. Mas como toda regra, ela tem exceções. Assim como o chá e o café casam tão perfeitamente com biscoitos e bolos doces, os vinhos de Jerez secos também podem casar muito bem com sobremesas. A doçura do bolo não anula o vinho, nem ressalta amargor ou acidez; em vez disso, ele acomoda seu teor alcoólico, lhe dá uma sensação adocicada, tornando-o mais prazeroso.


Em primeiro lugar, não é surpresa que os aromas se complementam maravilhosamente: há um sem-número de receitas de bolos e doces que levam Sherry no preparo (sobretudo na Inglaterra, onde esses vinhos são muito consumidos). Seu caráter oxidado, com notas de frutos secos e tostados casam muito bem com sabores de diversas frutas. Foi bolo de banana, mas poderia ser de damasco, ameixa, pêssego, figo, uva passa, ou mesmo amêndoa, avelã, ou nozes.

Além disso, mesmo que cause estranheza a muitos, a idéia de casar vinhos fortificados secos com sobremesas não é nova. Por exemplo, o Lajido de Pico[*] é um fortificado seco, como o Jerez, e o produtor sugere como acompanhamento a sobremesas; uma combinação que eu provei e aprovei (veja aqui). Também podemos encontrar sugestões de harmonização de Jerez seco com sobremesas em sites especializados. Uma reportagem do Epicurious descreveu 3 sugestões deliciosas em uma reportagem (veja aqui).

O único porém é que, infelizmente, não é fácil achar vinho Jerez no Brasil para fazer esta harmonização. É uma pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.