14 de dezembro de 2017

Lagostim e Sémillon

Outro dia, vi no mercado uma bandejinha de caudas de lagostim (a embalagem dizia lagosta, mas era meio pequeno pra ser chamado assim). Não era barato, mas era um valor factível pra se fazer uma graça, uma vez ou outra. Mesmo assim, não comprei na hora.

Dias depois, fui com a Thais para comprarmos algo para fazer na churrasqueira, no feriado. Fomos de costelinha suína, mas aproveitamos e compramos o lagostim para o aperitivo. Para acompanhamento, comprei um tronco de palmito fresco, também para assar na brasa. E para completar, a Thais preparou uma salada de batatas.

O preparo do lagostim foi simples. Um pouco de sal, um pouco de manteiga com salsinha picada, e grelha. O palmito, taquei direto na brasa para amolecer. Depois, ficou mais fácil cortar longitudinalmente, para grelhar no meio. O tempero deste também foi só sal e a manteiga com salsinha.


Sémillon do Chile

Para beber, escolhi o Casas del Toqui Sémillon 2016, que comprei pela Vinumday. A Sémillon é uma variedade originária de Bordeaux, e compõe os vinhos brancos da região, ao lado da Sauvignon Blanc. Sem a fama nem a acidez desta, ela costuma contribuir com untuosidade e corpo em seus vinhos.

Hoje em dia, poucas vezes ela aparece em monovarietal. Mas curiosamente, há não muito tempo, foi a uva branca mais cultivada do Chile. Na década de 1960, ela cobria 30 mil hectares de vinhedo. Mas com a onda da Sauvignon Blanc, e depois da Chardonnay, a sua popularidade despencou, e seus vinhedos foram arrancados para dar lugar a outras variedades. Segundo cadastro de 2015, só restam 860 hectares plantados no país [*].

Hoje em dia, apenas 5 produtores chilenos produzem monovarietais de Sémillon no Chile. Um deles é Casas del Toqui, uma marca que se iniciou em 1994, resultado do investimento do Château Larose Trintaudon, de Bordeaux. Hoje, a empresa é dirigida pela família chilena Court J-O, e conta com 100ha de vinhas próprias, sobretudo no Vale do Rapel.


O Casas del Toqui Sémillon Reserva 2016 faz parte da linha Barrel Series; e de acordo com o importador [*], 40% do vinho passou por barris de carvalho. No entanto, a ficha técnica do produtor, que não foi fácil de encontrar, não confirma essa informação. Muitos comentários que encontrei na Internet o posicionam como um estilo mais simples, privilegiando o frescor. De fato, o vinho tem uma acidez muito boa, mas o caráter da Sémillon se faz notar, com notas meladas, de frutas maduras e toque floral; e um corpo untuoso que casou muito bem com a manteiga usada no preparo do lagostim e do palmito.

Ficha técnica escondida no site do produtor: mas eu achei!

Gostei do vinho: fora do lugar-comum, fresco, agradável, aromas interessantes, de preço acessível (R$63), e o melhor: casou bem com a comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.