4 de outubro de 2015

Artisan Tămâioasă Românească Sec

Há um mês, escrevi sobre a Tămâioasă Românească, uma uva aromática típica da Romênia. Tratava-se do Artisan Tămâioasă Românească Demidulce, produzido pela Aurelia Vișinescu. É um vinho de sobremesa delicioso, que recomendo muito.

Pois ele também tem uma versão seca, que se chama Artisan Tămâioasă Românească Sec 2012. É um vinho muito diferente do primeiro, mas igualmente complexo e intrigante. O nome diz seco, mas é seco, mesmo? Ou semi-seco? Ou salgado? É sério. É um vinho muito diferente, muito gostoso, muito interessante.


Ele possui uma cor dourada brilhante, menos intensa do que sua versão demidulce. Como a Tămâioasă é uma variedade aromática, parente das Moscatéis, o vinho resultante tem aroma intenso, muito floral e frutado (abacaxi, pêssego em calda e physalys). Ele é classificado como seco, mas apresenta uma ligeira sensação de doçura, que se soma a uma excelente acidez, e um toque salgadinho. Essas sensações são acompanhadas por um bom volume de boca, e o álcool, com 14%, está incrivelmente discreto, não sobra nem um pontinha (e eu sou muito criterioso nesse ponto). E no final de boca, ele deixa uma lembrança de amêndoas tostadas, para fechar com chave de ouro o que já estava bom.

Eu o abri com dois casais de amigos, e haviam algumas comidinhas simples, como torta de frango, e uns salgadinhos; mas imagino que ele ficaria fantástico com algum prato que mistura pimenta e elementos doces, como das culinárias indiana ou do sudeste asiático.


Este é mais um vinho romeno importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.