20 de março de 2017

Curry de camarões pede um vinho aromático


De um ano para cá, eu e Thais temos nos deleitado com freqüência em distintas preparações de curry: verde, amarelo ou vermelho, com frango, peixe ou frutos do mar. Se não é no nosso restaurante favorito - o Tomyam - ela prepara em casa, como o do último fim de semana: curry verde de camarões graúdos, com cogumelos shitake grelhados, e o curry preparado com leite de coco, a pasta de curry, bastante gengibre, e muito coentro - tanto picado no molho, quanto salpicado por cima, no prato.

Estava uma delícia. O curry verde é o tipo mais picante dos três, mas é também o mais saboroso. O leite de coco suaviza um pouco, além de contribuir com seu sabor, e o coentro também refresca o paladar. Além disso, um pouco de limão espremido sobre o curry, já no prato, ajudou ainda mais no frescor e no sabor. Era daqueles pratos que você só para de comer porque acabou.


Vinho aromático

E para deixar o almoço ainda melhor, basta escolher um vinho ideal para o prato. E no caso, um curry apimentado pede vinho branco, fresco, e bem aromático. Escolhi um tão aromático, que era Aromatico até no nome: Pitars Traminer Aromatico 2015, produzido na região italiana de Friuli Grave, e recebido pelo clube de vinhos Winelands.

Antes de mais nada, Traminer Aromatico é apenas o nome com que a Gewurztraminer é conhecida na Itália. Ela é uma mutação da menos conhecida Traminer, e difere da primeira pela cor rosada da casca, e aroma mais exuberante, lembrando frutas doces como a lichia, e flores.

As uvas da Gewurztraminer costumam ter alta concentração de açúcar, e frequentemente, resultam em vinhos adocicados, e com alto teor alcoólico. O que não é o caso deste vinho: completamente seco, com teor alcoólico baixo (12,5%), boa acidez, corpo leve, e aroma e sabor intensos, que remete a flores, lichia, mamão, manga e outras frutas bem maduras.

O vinho casou com perfeição com o prato, e entrou na minha lista de Gewurz aprovados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.