6 de abril de 2015

Licor de hierbas de Orujo

Um amigo que foi à Espanha me trouxe de presente um licor de Orujo, tradicional da Galícia. Ele - que vai à Espanha com alguma freqüência, pois tem família lá - me contou que é costume bebê-lo gelado, após as refeições, por ter propriedades digestivas. Pode-se manter a garrafa no congelador, que o licor não congela. Porém, antigamente, trabalhadores rurais costumavam tomá-lo pela amanhã, após o desjejum, antes de ir trabalhar. E ainda hoje há pessoas mais idosas, no interior, que mantém este hábito.

Eu ainda não conhecia a bebida, então fui buscar um pouco mais de informação. Orujo, fui pesquisar no dicionário, significa bagaço de uva. E também se refere ao destilado de bagaço de uva, que vem a ser conhecido como orujo blanco. Ao se macerar o orujo blanco em ervas, obtém-se o aguardiente de hierbas de orujo; e ao adoçar este último com mosto retificado de uva, obtém-se o licor de hierbas de orujo. Tudo isso é definido por um conselho regulador, e até a quantidade de açúcares e as ervas permitidas são definidas pelas regras do conselho.

O que ganhei de presente foi o Licor de hierbas Ruavieja, da empresa Ruavieja, estabelecida na Galícia desde 1983, e que hoje pertence ao grupo Pernot Ricard. Deixo a garrafa no congelador, e ao servi-lo, ele escoa com viscosidade. Possui 30% de teor alcoólico, cor amarela translúcida, aroma bem marcado de ervas, e macio, com a doçura equilibrando bem o álcool. Dentre os aromas do licor, se destacam a menta, camomila, tomilho, alecrim e sálvia. É realmente um ótimo digestivo, e já me habituei a tomar um copinho (ou como dizem os espanhóis, um chupito) após o almoço, nos fins de semana.

3 comentários:

  1. Aqui no Brasil existi alguém que revenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, infelizmente, não conheço alguém que venda deste tipo de licor aqui no Brasil.

      Excluir
  2. Eu gostaria de provar

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.