21 de abril de 2015

Produzido na República da Macedônia

Este vinho é produzido pela Puklavec & Friends, a mesma empresa que faz o espumante Sauvignon Blanc Demi Sec. A sede da empresa fica na região de Ljutomer-Ormož, no nordeste da Eslovênia. Acontece que esta região é adequada para produção de vinho brancos, mas não para vinhos tintos, onde as uvas não atingiriam a maturação adequada. Por isso, eles buscaram outro local para a produção de tintos de qualidade. E encontraram as condições que buscavam na região de Negotino, na República da Macedônia. Portanto, este é um vinho engarrafado na Eslovênia, mas produzido na Macedônia!


A República da Macedônia, apesar de pouquíssimo conhecermos a seu respeito, possui produção milenar, e o consumo de vinho faz parte da sua cultura. Durante o período em que fez parte da antiga Iugoslávia, a Macedônia era responsável por 2/3 da produção do antigo país (que incluía a Eslovênia e Croácia). O clima é especialmente favorável à produção de vinho tinto, e a região onde se localiza a cidade de Negotino é a mais importante e conceituada do país. Porém, devido à disputa pelo nome do país com a Grécia (que possui uma região com o mesmo nome), a República da Macedônia tem tido dificuldade de exportar seus produtos, e por isso a produção local tem sofrido recessão, ano a ano.

O P&F Cabernet Sauvignon & Merlot Popular Premium 2013 é um corte de Cabernet Sauvignon e Merlot, de colheita manual, entre o final de setembro e o mês de outubro. Após a fermentação em tanques de inox, ele passa por um pequeno estágio em barricas de carvalho, para ganhar complexidade.


Ele tem 14% de álcool, mas parece leve, porque possui ótima acidez, e taninos leves e macios. Nos aromas, se destacam as frutas, tanto vermelhas quanto negras, acompanhadas de leve herbáceo, e notas tostadas sutis. Me surpreendeu pelo frescor, pois eu esperava um vinho mais pesado, devido ao teor alcoólico. É um vinho bem feito, e agradável.

Assim como o espumante, este vinho foi importado pela Winelands. E vale relembrar que a Puklavec & Friends estará na Expovinis este ano, que acontecerá na semana que vem, entre os dias 22 e 24 de abril. Recomendo passarem no stand deles para conhecerem bons vinhos de um país diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.