8 de abril de 2015

Copa lombo 'pancetada' com geléia de abacaxi

... harmonizada com um Chardonnay barricado


Thais resolveu criar um prato novo; foi à feira, e voltou de lá com uma peça de copa lombo, panceta cortada em tiras, cenouras, e um abacaxi, para fazer o que ela batizou de 'copa-lombo pancetada com geléia de abacaxi'.

Para começar, ela deixou a peça de copa lombo e as cenouras marinando em vinho branco, com alho picado e algumas sementes de anis-estrelado. Depois, retirou a peça, reservou a marinada, e fez um corte na copa-lombo pela lateral, para abri-la, mas sem dividir a peça em duas. Daí ela espalhou o tempero, de alho, sal e sementes de coentro maceradas no pilão - um bom pilão de pedra que compramos em Ouro Preto, e torna isso mais fácil. Após espalhar o tempero, Thais colocou uma cenoura e uma tira de panceta dentro da peça, e a fechou. Terminou enrolando as tiras de panceta em volta da peça, e prendendo-as com palitos de dente.

Em seguida, colocou-o no forno para assar - juntamente com o restante das cenouras - inicialmente coberto com papel alumínio, para cozinhar bem por dentro (40 minutos). Por fim, retirou o papel alumínio, para dourar a carne, mas ficou regando de tempos em tempos com o líquido da marinada, para garantir que a peça continuasse suculenta. Também virou a carne para dourar dos dois lados. E para completar, nas últimas regadas, ela buscava pegar os pedacinhos de alho da marinada, que caíam sobre a carne, e no final ficaram dourados. Quando a panceta estava toda completamente dourada, estava pronto. Era hora de servir.

Ela serviu a carne com uma geléia de abacaxi. Ela picou o abacaxi, e foi cozinhando lentamente, até reduzir o suco, sem adicionar nenhum açúcar, pois o abacaxi já estava suficientemente doce. Ela só adicionou uma semente de anis-estrelado, para dar sabor.


Vendo o preparo, com a carne de porco, o doce da geléia, e o cheiro de especiarias no ar, não tive dúvidas: escolhi o LS Chardonnay Barrique 2011, para harmonizar. Eu já comentei sobre o 2010 antes, ao harmonizá-lo com peito de pato, e sabia que ficaria excelente com esta carne de porco com abacaxi e especiarias. Este vinho foi importado da Bulgária pela Winelands. Eles têm trazido muitos vinhos búlgaros, e já comentei sobre vários deles, e este é o melhor dentre os vinhos brancos que já tomei deste país.

O vinho é um Chardonnay com passagem em barrica, que lhe dá notas doces e especiadas. É seco, e apenas no aroma que ele passa sensação de doçura, devido às notas de baunilha e chocolate branco. Ao mesmo tempo, ele possui uma acidez muito boa, o que garante que não fique enjoativo. A doçura do vinho casou muito bem com a do abacaxi, que também não era tão doce; a acidez deu conta da gordura da panceta, e a carne por sua vez, estava à altura da untuosidade do vinho; e os aromas combinavam perfeitamente: abacaxi e especiarias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.