1 de abril de 2015

Um Tawny 20 anos, pêssegos, figos e calda de caramelo

Depois de um belo steak de alcatra com molho de limão siciliano de almoço (clique aqui para ler a respeito), veio a sobremesa: pêssegos e figos grelhados, com calda de caramelo, feita em casa, do zero. Tão logo terminamos o almoço, Thais colocou o pêssego e figos cortados na metade, para grelhar, com um pouquinho de manteiga. Daí ela jogou a calda que já tinha feito antes do almoço, e estava pronta um sobremesa saudável e muito saborosa!

Para o preparo do caramelo, ela começou colocando uma colher de sopa de manteiga na panela. Ao começar a derreter, sem deixar queimar a manteiga, ela jogou 3/4 de xícara de açúcar mascavo. Esperou o açúcar derreter todo, mexendo um pouquinho de vez em quando. Quando estava todo derretido, ela foi adicionando leite, aos poucos, no olho, para obter a consistência desejada. O resultado foi essa delícia, que pode ser vista na foto.


Tão bela sobremesa merecia uma harmonização à altura! Era o momento para abrir o Porto Quinta do Noval Tawny 20 anos, que trouxe de Portugal. A Quinta do Noval é um produtor recomendadíssimo, seus vinhos são muito bons. Diferente da maioria dos produtores de Porto, eles não possuem mais caves em Vila Nova de Gaia. Ali, mantém apenas uma pequena loja, para vender seus produtos.

Olha que eu não sou muito adepto de harmonizações com sobremesa; em geral, eu como a sobremesa antes, e bebo o vinho depois, ou até mesmo troco a sobremesa pelo vinho. Mas essa harmonização deu muito certo para mim, por um simples motivo: a sobremesa não era muito doce. As frutas só continham o açúcar natural, e o caramelo também não era tão doce. O vinho, este sim, era bem doce, mas também continha uma acidez soberba, que equilibrava com folga sua doçura natural. O sabor das frutas não se sobrepunham ao do vinho, pelo contrário, ficavam ainda mais agradáveis, mais ricos, diante da longa persistência do vinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.