6 de abril de 2015

Licor de hierbas de Orujo

Um amigo que foi à Espanha me trouxe de presente um licor de Orujo, tradicional da Galícia. Ele - que vai à Espanha com alguma freqüência, pois tem família lá - me contou que é costume bebê-lo gelado, após as refeições, por ter propriedades digestivas. Pode-se manter a garrafa no congelador, que o licor não congela. Porém, antigamente, trabalhadores rurais costumavam tomá-lo pela amanhã, após o desjejum, antes de ir trabalhar. E ainda hoje há pessoas mais idosas, no interior, que mantém este hábito.

Eu ainda não conhecia a bebida, então fui buscar um pouco mais de informação. Orujo, fui pesquisar no dicionário, significa bagaço de uva. E também se refere ao destilado de bagaço de uva, que vem a ser conhecido como orujo blanco. Ao se macerar o orujo blanco em ervas, obtém-se o aguardiente de hierbas de orujo; e ao adoçar este último com mosto retificado de uva, obtém-se o licor de hierbas de orujo. Tudo isso é definido por um conselho regulador, e até a quantidade de açúcares e as ervas permitidas são definidas pelas regras do conselho.

O que ganhei de presente foi o Licor de hierbas Ruavieja, da empresa Ruavieja, estabelecida na Galícia desde 1983, e que hoje pertence ao grupo Pernot Ricard. Deixo a garrafa no congelador, e ao servi-lo, ele escoa com viscosidade. Possui 30% de teor alcoólico, cor amarela translúcida, aroma bem marcado de ervas, e macio, com a doçura equilibrando bem o álcool. Dentre os aromas do licor, se destacam a menta, camomila, tomilho, alecrim e sálvia. É realmente um ótimo digestivo, e já me habituei a tomar um copinho (ou como dizem os espanhóis, um chupito) após o almoço, nos fins de semana.

2 comentários:

  1. Aqui no Brasil existi alguém que revenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lamento, infelizmente, não conheço alguém que venda deste tipo de licor aqui no Brasil.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.