11 de abril de 2015

Gnocchi GG e vinho GG

Cardápio

  • Gnocchi alla salvia com costelinha flambada
  • O clássico gnocchi de mandioquinha da casa, porém feito em pelotas de tamanho extra-grande, recheadas com queijo Canastra, e refogadas com sálvia na manteiga. Acompanha costelinhas de porco marinadas em vinho, depois refogadas e flambadas em cachaça envelhecida (de Salinas).
  • Rioja Vega GG 2013, DOCa Rioja (Espanha - tinto)
  • Corte inusitado entre Garnacha e Graciano (50% cada), duas castas tradicionais da região de Rioja, com estágio de 6 meses em barris da carvalho americano.

Este foi o cardápio no bistrô Chez Thais, um bistrô exclusivíssimo, que atende pouquíssimas pessoas (eu, e eventualmente alguns convidados), e funciona poucos dias da semana, sem data fixa. A harmonização fica por conta do cliente, que pode levar o próprio vinho, sem pagar taxa de rolha. Para os convidados que preferirem, a casa possui uma adega com rótulos muito bem selecionados, e de excelente custo-benefício.


Este GG 2013 foi elaborado pela Bodega Rioja Vega, uma das mais tradicionais da região de Rioja. O nome do vinho vem das variedades de uva com que é feito: Garnacha e Graciano (50% cada), duas variedades muito tradicionais da Rioja, mas que freqüentemente são coadjuvantes da Tempranillo.

Eu gosto particularmente do efeito que a Graciano trás aos vinhos da Rioja: intensidade de aromas e importante acidez, além de auxiliar na estrutura do vinho, contribuindo para uma maior longevidade. Por outro lado, é uma variedade de cultivo difícil, com amadurecimento tardio, baixa produtividade, e suscetibilidade a doenças.

Infelizmente, não apenas a Graciano, mas outras variedades típicas da Rioja têm sido menosprezadas por muitos produtores, que têm preferido produzir monovarietais de Tempranillo, talvez devido à influência novo-mundista de valorizar o varietal. É uma pena, pois eu considero significativa a diferença que singelos 10% de de adição dessas uvas aportam ao vinho, trazendo intensidade aromática, frescor e elegância que, na minha opinião, costuma faltar nos monovarietais de Tempranillo.

O GG é um vinho jovem para os padrões da Rioja, com curto tempo de crianza: 6 meses em barrica de carvalho americano. Apresenta cor rubi de intensidade média, corpo médio, boa acidez, taninos finos, aromas intensos de frutas vermelhas e notas balsâmicas, somado a nuances de especiarias, esteva e um pouco de chocolate meio-amargo no retrogosto. Sua excelente acidez o torna muito gastronômico, especialmente útil para balancear a gordura da costelinha; e ao mesmo tempo é elegante o suficiente para não se sobrepor ao nhoque.


Este foi o vinho do mês de março da Sociedade da Mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.