17 de abril de 2015

Espumante Sauvignon Blanc da Eslovênia


Segundo a lenda, um grupo de cruzados que ia em direção a Jerusalém parou para descansar em uma região montanhosa. Ali, foram recebidos por um povo hospitaleiro, e tomaram de seus vinhos. Gostaram tanto, que decidiram ficar, e batizaram a localidade de Jerusalem.

Este lugarejo se localiza na região de colinas entre os municípios de Ljutomer e Ormož, região de Podravje, no nordeste da Eslovênia, quase na fronteira com a Croácia. Devido ao clima mais frio, os vinhedos desta região são considerados ideais para a produção de vinhos brancos e espumantes. Nessas terras estão os vinhedos e a vinícola de Puklavec & Friends.

A relação da Família Puklavec com os vinhos da região começou em 1934, quando Martin Puklavec foi designado secretário da cooperativa de viticultores. Durante os anos 1950 e 1960, ele foi responsável pela construção das duas adegas, que continuam em atividade. Em 2009, seu filho Vladimir adquiriu os vinhedos e adegas, fundando assim a Puklavec & Friends. Hoje a empresa gerencia um total de 1100ha de vinhas, sendo 650ha de vinhedos próprios, normalmente plantados em terraços nas encostas das colinas, entre 250m e 350m de altitude, e todas as uvas são colhidas manualmente.

O P&F Sauvignon Blanc é um espumante produzido pelo método Charmat, com 4 meses sobre as borras. É feito 100% com a uva Sauvignon Blanc, algo que é pouco usual, mas que mostrou neste exemplar um resultado muito interessante. Possui ótima acidez para equilibrar seu nível de açúcar (21 g/L), o que o torna muito fresco. O aroma, por um lado, lembra a Sauvignon Blanc, com suas notas de maracujá e folhas verdes, mas é sutil, tendo destaque para notas de maçã verde. Eu o servi nas festas de fim de ano, e todos adoraram! Ficou muito bom com diversos patês e entradas: antepastos de abobrinha, de cogumelo, babaganoush, homus e patê de salame.

O espumante foi importado pela Winelands, e a Puklavec & Friends estará na Expovinis este ano, que acontecerá já na semana que vem, entre os dias 22 e 24 de abril. Recomendo passarem no stand deles para conhecerem bons vinhos de um país diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.