1 de janeiro de 2015

Cava Parxet Extra Brut Reserva 2011

Como de praxe, no final do ano, o clube Sociedade da Mesa disponibilizou uma seleção especial, avulsa, de espumantes, para o final de ano. Este ano, a oferta foi tentadora, não resisti, e comprei duas garrafas.

Trata-se do Cava Parxet Extra Brut Reserva 2011, um espumante espanhol, feito pelo método tradicional, com dois anos de estágio com as borras. O clube anunciou como brut, mas o rótulo diz extra-brut. De acordo com o site do produtor, tem um nível de açúcar de 6,1g/L, no limite entre as duas classificações.

Ele é produzido pelas Bodegas Parxet, na região de Alella, parte de Penedès. Utiliza as variedades típicas de um Cava: Macabeo (Viura), Parellada, e Xarel.lo, sendo que esta última é conhecida também como Pansa Blanca, na região de Alella.

Um espumante com tão longo estágio com certeza vale mais (pelo custo de produção), e por isso o valor do clube, a R$48, vale muito a pena. É um estilo diferente de espumante em que, em vez de aromas frutados e frescor, espera-se um espumante com características de evolução, e mais corpo. E é exatamente isso que ele apresenta, com bolhas muito finas, e aroma marcado pelas leveduras, com notas de panificação, mel e damasco seco. O final é longo e tostado, com um pequeno amargor no final. É muito seco, mas seus aromas dão uma impressão adocicada, que suavizam a robustez. Ele deve agradar quem tem aversão ao açúcar, sem desagradar os que acham os extra-bruts duros demais. Para quem gosta de espumantes evoluídos, é um excelente custo-benefício.

Um comentário:

  1. O cava foi uma deliciosa surpresa. Eu prefiro demi sec, mas este espumante me agradou muito.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.