29 de dezembro de 2014

Templar Knight Cabernet Sauvignon 2006

Este é mais um vinho excelente que recebi do clube Winelands: o Templar Knight Cabernet Sauvignon 2006 presta homenagem aos Cavaleiros Templários, e também foi produzido pela Lovico Lozari / Stambolovo, o produtor de vários outros grandes vinhos búlgaros de que comentei (como o Merlot de Stambolovo 1991). É um vinho para quem gosta, ou quer conhecer, as características de um vinho de guarda no seu ponto ideal de consumo, sem precisar desembolsar uma fortuna.

De cor intensa com reflexos granada, ele apresenta uma certa turbidez, e boa quantidade de borras. Por isso, é bom passar por decanter. Ele possui intensos aromas de evolução, com destaque para ameixas, uvas passas e bálsamo. No segundo plano, frutas vermelhas ainda frescas, cedro, e leve café, até sutil para um vinho que estagiou 12 meses em barrica (sinal de que é um vinho com boa estrutura). Apresenta muito volume e corpo, mesmo tendo apenas 12% de álcool. A acidez ainda está em alta, deixando o vinho fresco, e ressaltando as notas de frutas mais frescas na boca. Os taninos são muito finos, ainda assim, bem presentes. O final é razoavelmente longo, e o tostado aparece um pouco mais nítido no retrogosto.

Eu o abri para tomar com meu pai e meu irmão. E fico feliz que eles tenham gostado, e muito, dele. Eu queria lhes apresentar um vinho de guarda, com seus típicos aromas evoluídos. E eles gostaram não apenas por isso, mas também por sua sólida estrutura. É um vinho espetacular, e mostra mais uma vez a grande qualidade dos vinhos búlgaros.

2 comentários:

  1. Jeremias - SC06 janeiro, 2015

    Achei este vinho excelente. A Bulgária tem me surpreendido com vinhos de grande qualidade. Uma pena que não encontramos vinhos Búlgaros com mais facilidade no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeremias,

      obrigado pelo comentário. Há mais vinhos da Bulgária chegando pela Winelands. Se já é cliente do clube, basta aguardar.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.