26 de dezembro de 2014

Km 0 Río de la Plata Gran Reserva Viognier 2011

A pequena cidade de Carmelo, no sudoeste do Uruguai, se localiza no encontro entre os rios Uruguai e Paraná, quando nasce o famoso Rio da Prata. É o 'Km 0' do rio. Ali, o imigrante basco Don Lorenzo Irurtia se estabeleceu, no final do século XIX, e fundou sua vinícola: a Bodega Irurtia. É uma das vinícolas mais antigas do país. A primeira colheita ocorreu em 1913, e ano passado, com a quarta geração da família, a empresa festejou a centésima colheita. Hoje, ela possui mais de 350ha de vinhedos, e capacidade de produção de 9 milhões de litros por ano.

Esta pequena cidade está longe do roteiro enoturístico mais badalado do Uruguai, devido à sua distância em relação à capital Montevidéu (a 235 Km de distância). Mas a Winelands foi até lá para trazer seus vinhos ao Brasil.


O Km 0 Gran Reserva Viognier 2011 faz parte da linha top da vinícola, feita com uvas provenientes dos melhores vinhedos, e com estágio em barricas. Este vinho fermenta com leveduras selecionadas, uma parte passa por fermentação malolática, e todo ele estagia 6 meses em barricas de carvalho (francês e americano).

A Viognier é proveniente da região do Rhône, na França. É uma variedade que fornece corpo e aromas, mas que necessita do terroir certo e de muito cuidado para garantir boa acidez. E este exemplar mostra que a Bodega Irurtia possui tanto o terroir quanto o cuidado exigidos por esta variedade.

O resultado é um vinho de bela cor dourada, encorpado, untuoso, mas com acidez vibrante que garante frescor e equilíbrio, mesmo com 14,4% de álcool. Tem perfil aromático intenso e complexo, por isso, recomendo uma aeração de uma hora, para poder apreciar todo seu potencial: muita fruta (abacaxi e frutas exóticas, como a nêspera e a physalis), notas aportadas pela barrica (coco, manteiga de cacau, chocolate branco, baunilha), além de notas florais, e até de especiarias (como cravo e anis estrelado). Possui um final longo, fresco e tostado, lembrando o estágio em madeira.


Harmonizou perfeitamente com peito de pato grelhado, temperado com especiarias (pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, pimenta-síria, anis estrelado), e acompanhado de chucrute, salada e batatas assadas com sal grosso e ervas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.