16 de setembro de 2014

Licor de cassis NÃO vem da cidade de Cassis


Recentemente, li em um blog, que pertence a uma loja virtual de vinhos, um texto dizendo que o licor de Cassis viria da cidade de Cassis. Esta informação está errada! Eles escreveram:
Com exceção da região de Cassis, especializada na fabricação de vinhos brancos (e do delicioso licor que aqui no Brasil comemos com creme de mamão Papaya)...

E se até um profissional de uma loja de vinhos comete esta gafe, imagina a maioria da população, que não tem obrigação de saber. Por isso, me sinto na obrigação de esclarecer.

O crème de cassis[*]

O licor de cassis tem este nome devido ao fruto com que é feito - é a groselha-preta, ou cassis, em francês. A principal região produtora na França é a Borgonha, mais especificamente nos arredores da cidade de Dijon. É de lá que vêm os bons licores de cassis. É um produto com mais de 170 anos de tradição [*], e com reconhecimento de Indicação Geográfica Protegida [*] Crème de Cassis de Dijon, que, desde 2012, protege o uso do nome (já que é a origem dos licores de maior reputação, produtores de outros lugares já tentaram usar o nome da cidade indevidamente), e também define as regras de produção.

Um Crème de Cassis de Dijon deve ser feito apenas com frutos macerados em álcool, com posterior adição de açúcar. Não é permitido o uso de aromatizantes, corantes, nem conservantes. É obrigatório o uso de no mínimo 200g de frutos para cada litro de álcool, que devem ficar em maceração a frio, por pelo menos 5 semanas. Além disso, o comitê regulador determina a quantidade mínima das variedades mais nobres - sim, existem variedades diferentes de cassis -, a Noir de Bourgogne e a Royal de Naples. [*]

O fruto cassis (groselha-preta) (Commons wikimedia)

A cidade de Cassis

A cidade de Cassis, por sua vez, nada tem a ver com o licor, nem vice-versa. Cidade litorânea, na Côte-d'Azur, a oeste de Marselha, é um destino de praia, encravada entre falésias e os calanques. (Se não sabe o que são calanques, veja o texto em que relato minha visita à cidade, aqui). A cidade tem clima mediterrâneo, com verões muito quentes, e solo muito pobre. O nome da cidade vem da época do Império Romano, quando era conhecida como Carsicis Portus[*]. Buscando mais a fundo a respeito do nome, supõe-se que tenha origem em línguas de povos que existiam ali antes dos gregos e romanos, e significaria "rochedo à beira-mar", mas isso não vem ao caso. O que importa é que não há nenhuma relação do licor de cassis com a cidade de Cassis.

A cidade de Cassis... não é Dijon!

Um comentário:

  1. Muito interessante, jurava que o Licor era de Cassis (a Cidade), estive lá semana passada, e comprei 2 garrafas deste Creme, numa lojinha bem no centro, e confesso que os donos (Pai e Filho) exploram muito bem essa nossa ignorância, na medida que não fazem nenhum esforço em desmistificar esta crença.

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.