13 de setembro de 2014

Merlot Stambolovo 2007, um vinho de guarda

Este é mais um vinho de guarda da Bulgária, trazido pela Winelands: Merlot Stambolovo 2007. Ele é produzido pela vinícola Stambolovo, na região homônima, com Denominação de Origem Protegida, devido à reputação por seus vinhos Merlot.

No ano passado, a Winelands havia trazido o Merlot Stambolovo 1991, um vinho do mesmo produtor, mas com 22 anos de idade! Se aquele vinho teve tanta saúde para ser guardado por 22 anos, é seguro que se poderia esperar muito deste. É claro que os tempos são outros: em 1991, o país mal tinha saído do regime comunista, e a vinícola ainda era estatal. Uma diferença já é possível perceber ao ler rótulo: o vinho da época tinha 12% de teor alcoólico, enquanto as novas safras possuem 13%. Mas se aquele de 1991 se mostrava no momento ideal de consumo, esta versão 2007 ainda mostra muita saúde.


Ao abrir a garrafa, coloquei metade no decanter, onde deixei por mais de uma hora. E mesmo após esse tempo, achei-o um pouco pesado, um pouco intenso demais: taninos muito marcados, e muito encorpado, mas sem álcool sobrando. Quando encontro um vinho assim, eu deixo o restante na garrafa, e guardo por alguns dias - sem Vacuvin, sem Winesave - apenas com a rolha, e na adega. Para quê? Para o oxigênio na garrafa acelerar a oxigenação do vinho por alguns dias.

Guardei a garrafa, assim, pela metade, por 6 dias. E o resultado foi bem o que eu esperava: um vinho muito mais equilibrado, e interessante! Mais elegante, com taninos muito mais macios, e aromas terciários compondo seu bouquet: muita ameixa seca, balsâmico (como Biotônico Fontoura), especiarias, defumado e um leve couro.

O clube diz que o vinho ainda pode evoluir por mais um ou dois anos. Eu, pelo que senti, aposto que agüenta mais. Tenho outra garrafa, e quero abrir daqui a 5 anos, quando acredito estará bem melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.