3 de setembro de 2014

Focaccia e Clos d'Albizzi

Esta noite a Thais resolveu fazer uma focaccia. Foi buscar a receita do Gennaro Contaldo, que vem a ser ninguém menos que o mentor de Jamie Oliver para cozinha italiana. Segue o link para a receita: http://www.bbc.co.uk/food/recipes/focaccia_with_garlic_and_35777.

A massa, com os grãos de sal moído, folhinhas de alecrim, lascas de alho e azeite não-filtrado, preencheu todo o ar da casa com um aroma fantástico, enquanto assava ao forno. O sabor estava igualmente delicioso, depois de pronto. Comemos junto de cubos de berinjela grelhados, temperados com alho e orégano fresco.


Maresia e garrigue

Na hora de escolher o vinho para acompanhar, pensei logo em uma das garrafas que trouxe da minha última viagem. A massa, com as folhas de alecrim e sal espalhadas por cima, me fez lembrar do parque dos calanques de Cassis, com seu solo rochoso, vegetação esparsa, praias de seixos, e a brisa do mar amenizando o calor.

Por isso, escolhi o Clos d'Albizzi Blanc 2012, produzido na cidade, em uma propriedade de 14ha que passa "de pai para filho desde 1523", conforme está escrito no rótulo da garrafa.


Como um típico AOP Cassis, é produzido com as variedades Marsanne, Clairette e Ugni Blanc, fermenta com leveduras indígenas, e estagia por 6 meses sobre borras, em tanques de inox, quando também ocorre a fermentação malolática. O resultado é um vinho com aromas de abacaxi e carambola, discretas notas de mel, amplo volume de boca, média acidez, uma certa picância de pimenta branca, e notas salobras do terroir de Cassis, e que casou muito bem com a focaccia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.