22 de setembro de 2014

Prahova Valley Special Reserve Pinot Noir 2013

A Winelands, em sua incessante busca por vinhos de origens exóticas, trouxe este mês vinhos da Romênia. Entre eles, vários vinhos da Cramele Halewood.

Esta empresa de origem inglesa foi fundada em 1978, e já a partir de 1987 começou a criar laços com a Romênia, importando vinhos deste país para a Inglaterra. Com o fim do governo comunista, ela formou uma parceria com a empresa estatal, se tornando exportadora oficial dos vinhos romenos. Além disso, começou a comprar terras para iniciar produção própria. Hoje, a Cramele Halewood possui 350ha de vinhedos no país, localizados principalmente na Transilvânia (para brancos e espumantes), e na Valáquia (para tintos). [*]
Dobrogea, no extremo leste do país, é a região da foz do rio Danúbio.


O Prahova Valley Special Reserve Pinot Noir 2013 possui Indicação Geográfica Colinele Doborogei (Colinas de Dobruja/Dobrogea), que consiste na região da foz do rio Danúbio, quando ele encontra o Mar Negro. Região com poucas chuvas e muita insolação, tem clima determinado pela influência do Mar Negro, que diminui as amplitudes térmicas, amenizando o calor do verão. [*]

O vinho é da safra de 2013, ou seja, mal completou um ano desde a colheita. Ele é 100% Pinot Noir, com passagem em barricas de carvalho, o que lhe deu uma pequena complexidade aromática. Ele possui corpo leve, baixa adstringência e acidez média - compatível com o corpo, e mais do que suficiente para equilibrar os 13% de álcool. Na taça, apresenta principalmente aromas florais e frutados, apresentando especiarias e café - aportados pela passagem em barrica - na boca e no retrogosto. É classificado como semi-seco, mas não possui açúcar residual perceptível. Enfim, um vinho descompromissado e prazeroso, capaz de agradar tanto bebedores não habituais, quanto quem busca um toque de complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.