28 de julho de 2014

Um duo de Gamza da Lovico Suhindol

Chegaram mais vinhos búlgaros ao mercado brasileiro. A Winelands trouxe este ano mais vinhos da Lovico Suhindol. Eu havia escrito sobre alguns vinhos deste produtor, no ano passado (relembre: Retrospectiva vinhos da Bulgária).

Os vinhos trazidos este ano foram diferentes dos vinhos do ano passado. Dois deles são produzidos com a variedade Gamza, típica da Bulgária. É uma das poucas variedades nativas que ainda são utilizadas comercialmente. Os vinhos são Lovico Gamza Reserve 2009 e Gamza AOC Suhindol 2008. Mais dois ótimos vinhos, complexos e equilibrados, corroborando a qualidade deste produtor.


O Lovico Gamza Reserve 2009 está no momento ideal de consumo. Cor granada, corpo leve, taninos muito macios, e aromas de evolução já com bastante evidência - lembrando bastante o Jerez Oloroso - ao lado de ameixas, especiarias, e com um leve toque de madeira. Para quem quer um vinho acessível, com características de um vinho de guarda, ele está no ponto. Mesmo assim, é muito recomendável que passe um tempo respirando em um decanter, para que se abra, e mostre todo seu potencial.

Já o Gamza AOC Suhindol 2008 tem ainda alguns anos de vida pela frente. Tem um ano a mais de idade, porém se mostra mais jovem, de cor rubi de média intensidade, com taninos mais bem definidos, aromas evolutivos ainda muito discretos (um leve balsâmico), com as frutas dominando o primeiro plano, especiarias, e um final longo, que mostra mais nitidamente o tostado das barricas. Assim como o outro, uma passagem em decanter lhe fará muito bem.


Faz parte da linha de topo de gama da vinícola, com uvas provenientes dos melhores vinhedos, e é classificado como Controliran, que é o equivalente búlgaro à Denominação de Origem Protegida européia. Está pronto para ser bebido já, mas com certeza pode ser guardado por mais alguns anos.


Ambos são também gastronômicos, pois não são pesados, têm corpo médio, teor de álcool equilibrado (13% para os dois), e bom frescor. O primeiro acompanhou muito bem costelinha de porco, com arroz e feijão. O segundo ficou ótimo junto de um gnocchi de mandioquinha ao molho de tomate com bacon, gratinado no forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.