7 de julho de 2014

Sobre vinhos na Provence: La Guilde des Vignerons


Nos últimos dias de viagem, ficamos hospedados na pequena cidade de Le Thoronet, no centro da região de Var, um pouco ao norte de Saint-Tropez. A cidade fica a menos de 50Km do mar, no entanto separada dele pelo maciço dos Mouros. Essa larga cadeia de montanhas garante um clima de serra na cidade. Em pleno verão, o sol nasce cedo, mas o clima se mantém fresco até para lá das 10:00 das manhã. Com sol contínuo durante todo o dia, a temperatura sobe e se torna quente, por volta dos 27ºC, até que após as 18:00, muito antes do sol se pôr, a temperatura baixa novamente, garantindo uma noite fresca, se não fria.

Este clima é perfeito para cultivo de uvas, e portanto, nada mais natural que houvessem vinhedos espalhados para todo lado. A uma distância de 100 metros de onde estávamos hospedados, ficava a cave de La Guilde des Vignerons, a cooperativa da cidade, que completa 100 anos, este ano.


A cooperativa tem foco na produção de rosés, que correspondem a 80% da sua produção. Provei alguns e escolhi o meu favorito: o Cuvée des Abbés 2013 tem uma cor muito clara, é muito fresco e perfumado, com notas de agrumes. Ele é feito com Syrah, Cinsault e uma pequena adição da uva branca Rolle. A legislação permite o acréscimo limitado de uvas brancas na produção de rosés (até 20%), mas as uvas devem ser fermentadas juntas. Este está entre os vinhos mais caros da cooperativa, e custa apenas €5,50.

Veja a suavidade da cor do vinho. Para fazer uma comparação, coloquei lado a lado, da esquerda para a direita, uma garrafa de um rosé da Provence, o Cuvée des Abbés, e um vinho branco.

Na foto, da esquerda para a direita: um rosé da Provence, o Cuvée des Abbés, e um vinho branco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.