5 de abril de 2014

Paleta de porco com molho de abacaxi e pimenta rosa

Hoje teve almoço especial, com uma receita nova: paleta de porco assada com molho de abacaxi e pimenta rosa. E com uma iguaria dessas, tinha que abrir um vinho à altura. Eu tinha um espumante alemão, que já esperava a vez havia uns meses, e concluí que havia chegado a sua hora.


Modo de preparo

A chef Thais preparou o prato sem seguir receitas: todas as quantidades foram "a gosto", como é nosso costume.
  • Tempere a paleta com molho de alho e sal, embrulhe em papel alumínio, e coloque no forno, a 200ºC, para assar lentamente (por volta de 2 horas).
  • Quando estiver próximo de terminar de assar, prepare o molho de abacaxi: pique um abacaxi em pedaços pequenos (descarte o miolo), e coloque para cozinhar com um quarto de xícara de água, e pimenta rosa a gosto. Deixe o abacaxi reduzir no próprio suco.
  • Quando estiver pronto, pegue a paleta, abra o papel alumínio, despeje o abacaxi, e jogue também um pouco de melado de cana (pode ser mel, também). Espalhe o melado igualmente sobre a paleta, e sobre os pedaços de abacaxi, que ficarem ao lado dela. Como referência, colocamos aproximadamente o equivalente a 4 colheres de sopa.
  • Feche novamente o papel alumínio, e volte com a carne ao forno, por mais 40 minutos, sempre em fogo bem baixo. Esta segunda fase é importante para que o molho se integre à paleta, e os sabores se unam.
O resultado é uma carne tenra e úmida, bem temperada, com um molho levemente agridoce, e o perfume da pimenta rosa. Abacaxi e carne de porco, já é um clássico, e pimenta rosa com abacaxi é outra combinação fantástica. Servimos com arroz, e salada de repolho roxo, temperada com sal e limão.

A bebida

Escolhi um espumante alemão: Sekt Vierlig Weissburgunder Brut 2008 do produtor Weingut Zähringer. Já comentei sobre alguns produtos deles que tive a oportunidade de provar: excelentes!

Na Alemanha, os espumantes são chamados Sekt. Isso nada tem a ver com a palavra 'seco' (que em alemão, é trocken). No caso deste, é brut. É feito com a uva Pinot Blanc - que em alemão é chamada de Weissburgunder - da safra de 2008, e tem certificação de vinho orgânico (pela Ecovin, órgão alemão). O vinho base foi maturado em barris de carvalho de 600 litros, a "toma de espuma" foi feita pelo método tradicional, passando 15 meses na garrafa, e o mais legal é que o licor de expedição usado foi puro vinho eiswein, produzido por eles. Para quem não conhece, eiswein é um vinho doce, obtido a partir de uvas que congelaram no pé. É raro e caro, pois além de exigir condições específicas, o rendimento da produção é muito baixo.


Enfim, um espumante especial, para fazer jus a esse banquete saboroso. Ele ainda estava muito jovem, com cor amarelo-palha, e muita acidez. Perlage intensa e contínua, corpo médio, mas a acidez disfarçava o peso. O aroma era muito frutado, de frutas brancas, abacaxi e um toque cítrico. No final de boca, deixava um retrogosto de mel e frutas secas. Espumante harmoniza fácil com qualquer prato, e no caso deste, com aromas parecidos, eles se intensificavam. Deu muito certo!

2 comentários:

  1. Gostei da receita que vi ontem e hoje mesmo fiz, mas com lombo. Acompanhei com vinho verde da quinta Santa Cristina com bom preço no Pão de Açúcar, e que você já comentou no blog. Agora estou visitando todos os posts procurando receitas tão boas quanto esta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diego,

      fico feliz que tenha gostado do lombo e da harmonização.

      Eu descrevo sobre receitas com frequência, quase sempre harmonizadas com algum vinho. Para achá-las mais facilmente, pode seguir a categoria Harmonizações (basta clicar na palavra).

      Se fizer mais alguma, e gostar, volte pra contar, que a Thais fica muito feliz.

      Um abraço,
      Rodrigo

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.