31 de março de 2014

Bacalhau e Vinho Verde: treinando para a Semana Santa

Meus pais chegaram para me visitar, e foram recepcionados com Vinho Verde, claro. Começamos com o Quinta de Santa Cristina Escolha 2012. Servi, e fiz reparar como as bolhas do vinho são minúsculas: de acordo com o produtor, é evidência de que o gás é originário da fermentação, o que é o caso deste. Ao sentir o aroma, meu pai disse na hora: "Parece que Vinho Verde é feito de maçã verde!". Este, parece mesmo. Leve e refrescante!

No cardápio da noite, nada de jantar, apenas comidinhas, para ir beliscando enquanto tomávamos o vinho. Castanhas de caju, amêndoas salgadas, pistache, um patê de ricota temperada, coalhada seca, e o principal, bacalhau. O bacalhau em lascas foi cozido para dessalgar; depois destrinchado com o garfo, resultando em pedaços bem miúdos; em seguida, refogado com alho picado; e, depois de frio, misturado com tomate e salsinha picados, e temperado com azeite grego, aromatizado com tomilho e pimenta malagueta. Feito para comer como canapé, colocado sobre mini-torradas, mas no final já estávamos nos servindo direto no pratinho, para comer de garfada. Sabe como é a gula, não queríamos parar de comer bacalhau!


O primeiro acabou, então continuamos com o Quinta de Santa Cristina Alvarinho/Trajadura 2012. Este não é Vinho Verde, é Vinho Regional do Minho. Também é ligeiramente diferente, mais encorpado, e com aroma de frutas mais maduras. Desta vez, eu senti a manga que o Iono havia falado, porém, ainda mais nítido era o aroma de mamão. Tenho a Thais de testemunha, já que meu pai não teve a mesma impressão (como já disse antes, o descritivo é um fator subjetivo). Dizem que um vinho mais encorpado, como este, pede comida; que é mais adequado a refeições; mas para nós a refeição não fez falta nenhuma: continuamos só no vinho e nos petiscos, e estava bom demais!


Quer conhecer mais a respeito de Vinhos Verdes? Leia: Dos Vinhos Verdes: Mas afinal, o que é Vinho Verde?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.