26 de março de 2014

Escabeche de sardinha com Vinho Verde: Adega Ponte de Lima Loureiro

Na véspera, comemos um escabeche de sardinha, que a Thais preparou, e junto, tomamos um Vinho Verde. Uma delícia de noite. A garrafa de vinho foi embora, mas o escabeche, sobrou e muito, afinal, foi feito com um quilo de sardinhas, então imagina a quantidade total.

Sendo assim, repetimos o cardápio, mas com outro Vinho Verde. E o escolhido desta vez foi o Vinho Verde Loureiro 2012 da Adega Cooperativa Ponte de Lima. Vinho com 11% de álcool, 6,3 g/L de acidez total, pH 3,0, e 3,5 g/L de açúcar residual. Desta vez, tive o cuidado de provar o vinho antes de comer do escabeche, e a acidez nervosa dos Vinhos Verdes estava toda lá. Aromas cítricos, de limão mesmo, mesclados a maçã verde e até um pouco de maracujá. Este vinho tinha menos agulha que o da véspera. Enfim, um pouco diferente, mas igualmente bom.


E com o escabeche, também ficou muito bom. É nítido como, após provar o prato, com a presença razoavelmente significativa do vinagre, a percepção de acidez no vinho cai. E é por isso que foi importante escolher um vinho com tanta acidez, como têm os Vinhos Verdes. Se fosse outro mais austero, o prato arruinaria o vinho. Com um Vinho Verde, a percepção cai, mas ele continua fresco e saboroso.

Quer conhecer mais a respeito de Vinhos Verdes? Leia: Dos Vinhos Verdes: Mas afinal, o que é Vinho Verde?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.