18 de janeiro de 2014

Salmão e Vinho Verde


Adoraz 2012 é Vinho Verde feito com o tradicional corte entre Alvarinho e Trajadura. E quem me acompanha, já sabe: Vinho Verde de Alvarinho implica em sub-região de Monção e Melgaço. E é lá mesmo que fica a Quinta de Alderiz, uma pequena propriedade com 12ha de vinhas, sendo 10,5 de Alvarinho, e apenas 1,5ha de Trajadura.

Este vinho tem 12% de álcool e 3,6g/L de açúcar residual. Apresenta cor amarelo-palha de intensidade média, possui uma mescla dos aromas típicos de uma e outra casta, frutados e florais. É refrescante e com boa acidez, leve mas com alguma estrutura aportada pela Alvarinho, é perfeito para acompanhar o calor do verão, e também refeições leves. Há de se notar que ele não tem muita agulha. Realmente, vinhos Verdes de Monção e Melgaço costumam apresentar menos agulha.
O prato da vez foi um salmão grelhado ao molho de maracujá, um clássico. Uma grande gama de vinhos brancos, leves e aromáticos, vai bem com este prato. Com bom preço, e menor chance de errar, Vinho Verde.

Ele possui muitas características semelhantes ao Muralhas de Monção, produzido pela Adega de Monção, um produtor de renome e com muito maior penetração de mercado. Possui o mesmo corte, mesma graduação alcoólica, pouca agulha, e preço equivalente. Ele saiu por R$47,00 (pelo clube de vinhos Winelands), enquanto o outro custa, no mínimo, R$45,00. E na minha opinião, este é bem melhor.


Quer conhecer mais a respeito de Vinhos Verdes? Leia: Dos Vinhos Verdes: Mas afinal, o que é Vinho Verde?.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.