3 de janeiro de 2016

Harmonizando Cuiabá: Retsina e galinhada

Dentre os pratos típicos da culinária cuiabana, um dos que mais gosto é a galinhada com pequi. Por isso, sempre que vou lá, a família de Thais prepara uma galinhada em minha homenagem. Já comentei aqui que não é um prato fácil para harmonizar com vinho, mas também não é impossível. Uma opção de fácil acesso são os Vinhos Verdes, produzidos no norte de Portugal. Já até comentei a respeito, antes, no blog (relembre aqui).


Mas este ano eu encontrei outro vinho que casa perfeitamente com o pequi. Ele vem da Grécia, e se chama Retsina. No caso, o Tetramythos Retsina, que foi distribuído pela Sociedade da Mesa em setembro de 2015, e comentei a respeito no final do ano passado. Gostei tanto que encomendei mais garrafas, e mandei 6 delas para a casa da minha sogra, para abastecer as festas de fim de ano.

Este vinho, muito tradicional em seu país de origem, tem uma pequena adição de resina de pinheiro, daí o seu nome. Esta resina lhe confere o sabor característico, que associada ao seu frescor, garante que será uma boa companhia para a galinhada. Seu sabor persistente, mas não intenso, faz com que o vinho faça frente ao sabor marcante do pequi, sem desaparecer, garantindo uma perfeita harmonia entre prato e vinho.


Minhas festas de fim de ano aqui em Cuiabá estão com abastecimento de Retsina garantido, mas assim que acabar o estoque da Sociedade da Mesa, infelizmente não teremos mais dele no mercado brasileiro (a menos que outro importador resolva trazê-lo). Se você é de Cuiabá e assina o clube, recomendo fortemente a harmonização.

2 comentários:

  1. Grato pela dica, Rodrigo.

    Infelizmente não sou associado na Sociedade da Mesa, e acredito que seja muito difícil - para não dizer impossível - encontrar rótulos gregos aqui em Cuiabá. Mas quem sabe dá para achar algo nas viagens vai-e-volta dos grandes centros?

    Falando em harmonizações com pequi, além de Vinhos Verdes e Retsina o que mais você recomendaria? Já tentei com um Gamay... Não foi ruim, mas também não chegou a brilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edward,
      eu tentei vinhos brancos que acabaram apagados pela intensidade aromática do pequi. Mas talvez um Sauvignon Blanc bem herbáceo, como alguns de Bordeaux, possam fazer frente.
      Uma possibilidade que não tentei, mas acho que pode dar certo, seria um rosé de Cabernet Sauvignon, mais intenso e com um toque herbáceo que poderia também fazer frente ao pequi.
      E sempre há a aposta dos espumantes. Sua perlage limpa o palato, e certamente poderão acompanhar bem os pratos com pequi. Neste caso, é questão de gosto, mas eu escolheria um espumante mais frutado, como um Prosecco.

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.