24 de janeiro de 2016

Magnesia Kalecik Karasi 2013

... outro vinho da Turquia


Outro dia, comentei a respeito do Magnesia Öküzgözü 2013, vinho da Turquia que foi trazido ao Brasil pela Sociedade da Mesa, e logo me deu vontade de conhecer o outro vinho do mesmo país, que veio no mesmo mês: Magnesia Kalecik Karasi 2013.


Este vinho foi produzido pela mesma vinícola que o outro, a Sevilen, só que de uma variedade de uva diferente, a Kalecik Karasi (pronuncia-se Kah-le-djic-car-ah-ser) [*], outra variedade autenticamente turca. Seu nome, conforme aprendemos na revista da Sociedade da Mesa, significa 'uva negra do pequeno castelo', no caso, o castelo de Kalecik, cujas ruínas se encontram nos arredores da cidade de mesmo nome, a 65 Km da capital Ancara.

Cidade de Kalecik, com o castelo no alto do morro (original: Commons Wikimedia)

Aparentemente, a 'assinatura' desta casta é seu aroma de calda de açúcar queimada (ou caramelo queimado), que salta ao nariz e à boca, neste vinho. Além disso, ele tinha um visual rubi claro, aromas de frutas vermelhas, corpo leve, poucos taninos, acidez comedida - pra mim ficou devendo acidez - e como conseqüência, álcool incomodou um pouco. Tomei o vinho acompanhado de um sanduíche de 'carne louca', que não exigiu muito dele, tampouco corrigiu seu desequilíbrio alcoólico. Digo que valeu pelo exotismo, mas gostei mais do Öküzgözü.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.