31 de janeiro de 2016

Strong Suffolk Vintage Ale

Encontrei essa cerveja no supermercado, e ela me chamou a atenção. De acordo com a nota de rodapé na garrafa, a Strong Suffolk Vintage Ale é "um blend de duas ales, BPA e Old 5X", sendo que "Old 5X envelhece em tonéis de carvalho por dois anos". Resolvi comprar pra provar.


Certamente, a minha curiosidade me fez procurar mais informações a seu respeito. Ela é produzida pela pela Greene King, a mesma cervejaria que produz a Old Speckled Hen. Mas para minha frustração, ela não é listada no site da empresa. Por sorte, o autor do blog Inside Beer visitou a cervejaria, provou a tal Old 5X, e tinha um pouco mais a contar.

A 5X é produzida com uma base de maltes não-torrados, com uma pequena parte de malte torrado, e açúcar de cana. Ela fermenta a 12% de álcool (provavelmente graças ao açúcar). Após a fermentação, ela é acondicionada em um tonel de madeira, e permanece envelhecendo por 2 anos. A empresa dedica apenas 3 tonéis para a maturação desta cerveja (de aproximadamente 25 mil litros, cada), e ela não é vendida separadamente: é sempre utilizada em blend com alguma outra. No caso da Strong Suffolk Vintage Ale, a outra cerveja é uma BPA (uma british pale ale comum), com 5% de teor alcoólico, que também não é vendida separadamente.

Considerando as graduações alcoólicas das duas cervejas individualmente, e a graduação final (6%), é razoável supor que foram misturadas na proporção 6 para 1, isto é, 6 partes da BPA com apenas uma da 5X. Mesmo assim, o caráter desta aparece bem.

O resultado do blend tem uma cor caramelo escuro, com reflexos avermelhados, um creme meio grosseiro, de bolhas grandes, de pequena espessura e baixa persistência. No aroma, predomina o caramelo, acompanhado de notas tostadas. Na boca, o caramelo se sobressai mais uma vez, com alguma doçura, baixo amargor, corpo médio, e álcool equilibrado. Seria até mesmo um pouco enjoativa, se não estivesse acompanhando um sanduíche de rosbife caseiro com mostarda de Dijon. E era caseiro mesmo, foi temperado e defumado pelo meu sogro, que tem praticado e aperfeiçoado suas habilidades em defumação de carne. O defumado da carne e a picância ácida da mostarda ajudavam a amenizar a sensação adocicada da cerveja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.