2 de fevereiro de 2016

Domaine Chevallier Chablis 1er Cru Montmains 2011

Não é todo dia que tomamos um Chablis. Principalmente um Chablis Premier Cru. Por isso, quando podemos, tem que ser uma grande ocasião. Quando o nosso grupo de confraria escolheu nos reunirmos no restaurante Chef Theo, um confrade logo falou: ostras! E Thais respondeu: eu tenho um Chablis! Estava estabelecida a grande ocasião.

O nosso Chablis, no caso, era Domaine Chevallier 1er Cru Montmains 2011, que havíamos encontrado no Super Nosso, BH, em novembro passado.

Para quem não sabe (afinal, ninguém é obrigado a saber), Chablis é uma pequena região da Borgonha, exclusiva de vinhos brancos feitos exclusivamente de Chardonnay; é a região de maior reputação para vinhos desta uva. Seu solo é repleto de fósseis marinhos, principalmente de conchas de ostras, mostrando que ali já foi mar. E este mesmo solo é supostamente o responsável pelo caráter mineral de seus vinhos, além de colocar o par Chablis e ostras entre as harmonizações mais clássicas do mundo enogastronômico.


Alguns vinhedos são considerados mais privilegiados que outros, devido a condições de solo e clima, e por isso recebem classificações de distinção: Premier Cru e Grand Cru. Montmains, de onde vêm as uvas deste vinho, é um Premier Cru, devido ao seu climat privilegiado em relação à maior parte da região. Não é o topo da escala, mas é um vinhedo com distinção em uma terra de excelência.

Ele é produzido pelo Domaine Chevallier, uma pequena propriedade familiar pertencente a Claude Chevallier. Eu não encontrei site da vinícola na Internet, mas sim uma reportagem (em francês) que me permitiu conhecer um pouquinho a respeito do produtor. A família possuía histórico de produção vinícola, até a devastação da filoxera, no final do século XIX. Apesar de um longo hiato, Claude se lançou ao desafio de voltar a produzir vinho nas terras da família. Plantou as primeiras vinhas em 1987, mas só produziu o primeiro vinho em 1992. Hoje possui um total de 17 hectares de vinhas, e coleciona medalhas com seus Chablis e Petit Chablis.

Claude Chevallier é um vigneron independant, isto é, está associado e é certificado pela Vignerons Independants de France. Esta associação, com status de sindicato, certifica e promove pequenos produtores, como Claude, que são responsáveis por todas as etapas de produção de seus vinhos: cultivo, colheita, vinificação, maturação, engarrafamento, e finalmente, a comercialização.


Enfim, com tantos sinais de qualidade por trás do vinho, só poderia ser um vinho especial, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.