29 de setembro de 2015

Schornstein

Eu simplesmente tinha me esquecido da cervejaria Schornstein. Com sede em Santa Catarina, não faz muito tempo que abriram uma filial logo aqui do lado, em Holambra. Eu cheguei a visitar o bar, anexo à fábrica, logo quando começaram. Nem engarrafavam cerveja ainda: só vendiam em barril. Me lembro que tinha gostado bastante das suas cervejas, mas como não tenho ido a Holambra, acabei me esquecendo deles.

Até que, um dia desses, vi uma publicação no Instagram, do @opuromalte, comentando sobre a IPA, engarrafada. Resolvi procurar se encontrava dela em Campinas, e descobri o distribuidor: Campinas Chopp. Passei lá, e comprei duas garrafas para provar de novo, para me relembrar da cerveja. Comprei uma IPA pra mim, e uma Pilsen pra Thais, já que ela não gosta de cerveja muito encorpada.

Devo confessar que fiz pouco caso da Pilsen. Nem teria comprado, se não fosse para ela. Mas quando fui lhe servir, fiquei surpreso. Só a cor dela já a distingue das outras pilsens, um bonito âmbar-dourado que mais lembra uma golden ale. Dei uma bicadinha, e fui surpreendido novamente: cheia de sabor, malte muito evidente, e uma lembrança de mel, como se fosse feita com mel (mas não é). É encorpada para uma Pilsen, mesmo tendo apenas 4,5% de álcool, mostrando que não é o álcool que dá corpo a uma cerveja. Acho que virou minha pilsen preferida.


A IPA era o que eu esperava, muito boa. Tem uma cor âmbar mais avermelhada e turva. Seu sabor traz o amargor do lúpulo bem acentuado, como as IPAs costumam ser (e me parece que a tendência tem sido de ressaltar ainda mais o lúpulo). Mas também traz bastante sabor do malte. Ela é um pouquinho mais forte no teor alcoólico: 6,8%.


Dias depois, meu irmão viria me visitar, daí voltei na Campinas Chopp para comprar mais algumas. Comprei da Pilsen, da IPA, e duas Witbiers, para provar. Confirmei como a Pilsen é boa, e descobri que a Witbier também é espetacular, leve, cítrica e perfumada, como deve ser, afinal é feita com casca de laranja e semente de coentro. Outro dia, ela saiu no blog Vinho para todos, que também curtiu.


Você pode comprar todas elas na Campinas Chopp, vendidas à unidade, ou com desconto se comprar em caixa. E também pode alugar um barril para servir o chope no churrasco com os amigos. Tem barril a partir de 10 litros. A Campinas Chopp empresta o equipamento completo, pra servir sem fazer força. Só precisa do gelo, pra gelar as serpentinas. Eu aluguei um da Pilsen Natural, que é a pilsen sem filtrar, e não é vendida em garrafa. Foi sucesso no churrasco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.