15 de setembro de 2015

Quinta dos Termos Fonte Cal Reserva 2013

Este, eu trouxe de Portugal, direto do produtor, a Quinta dos Termos, quando os visitei no início deste ano (clique aqui para reler a fabulosa recepção que tivemos pelo Sr. João Carvalho, e sua esposa Sra. Lurdes).

Mas falando do vinho de hoje, o Quinta dos Termos Fonte Cal Reserva é um monovarietal, isto é, 100% feito com a Fonte Cal, esta uva especialíssima, este segredo a ser descoberto da Beira Interior. E pode-se dizer que a Quintas dos Termos sempre foi um dos principais apoiadores desta variedade. Como entusiasta da variedade, o Sr. João Carvalho criou, na quinta, o primeiro campo de clones de Fonte Cal, para realizar um estudo de seleção clonal da variedade, e com isso impulsionar seu uso na produção comercial. Portanto, não há dúvidas de que seus brancos são excelentes exemplares desta uva.


Noite fria aqui em Campinas, mas apesar disso, Thais pediu um branco para acompanhar um bacalhau - um antepasto de bacalhau com tomate e salsinha frescos, que ela faz com freqüência - e eu achei que este vinho estaria adequado tanto ao prato, quanto ao clima mais frio, já que não é um vinho 'levinho'. Apesar da boa acidez, é complexo e com bom corpo, sendo adequado se consumido a uma temperatura de adega. E para se abrir e se mostrar mais equilibrado, é interessante aerar um pouco (por exemplo, utilizando um aerador, ou despejando o vinho em um decanter para servir).


O Quinta dos Termos Fonte Cal Reserva 2013 tem cor amarelo-palha de média intensidade, aroma que combina o cítrico da lima, com frutas como abacaxi e pêssego maduro, e um curioso toque de chocolate branco, que lembra um Chardonnay barricado (sem exagero, como um bom Borgonha). Só que o vinho não tem estágio em barrica, nem contato com aduelas ou chips de carvalho. Este sabor exótico é típico da uva Fonte Cal. Na boca, associa ótima acidez e bom volume de boca, com uma sensação untuosa que lembra manteiga, além de uma excelente persistência, encantadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.