13 de dezembro de 2014

O bobó de camarão da Paty


Neste sábado fomos visitar nossa amiga Paty, que trouxe de Fortaleza uns camarões bem graúdos, e preparou um delicioso bobó de camarão. Estávamos nós, ela e a Carla, que chegou um pouquinho mais tarde. Na hora do preparo, ficamos todos reunidos na cozinha, bem aconchegados! Ela preparando o bobó, e eu no serviço do vinho.

E começa o preparo: pica alho, pica pimenta, pica cebola, a mandioca vai cozinhando, e lá se foi uma garrafa de Chandon Riche (demi-sec), com castanha de caju e pistache de tira-gosto. Limpa o camarão, pica salsinha, rala gengibre, e lá se foi outra garrafa de Chandon Riche. Põe o arroz pra cozinhar, tempera o camarão, porçãozinha de camarão ao alho e óleo, e vai uma garrafa de Villa Chiòpris Friulano para acompanhar. Refoga o restante do camarão, acrescenta o leite de coco na mandioca, cessa o cozimento, bate no liquidificador, e desta vez é o Chandon Brut Rosé na taça. Enquanto refogavam o alho em azeite de dendê, acrescentavam a mandioca batida, os camarões pré-refogados, o gengibre, a pimenta e a salsinha, o Chandon se foi, e chegou a hora de servir o bobó.

Mesa posta na sala, arroz numa travessa, bobó na outra, e câmeras tirando fotos do bobó com aqueles camarões parrudões, que não encolheram nada com o cozimento. Cada bitelão que era necessário cortar, para abocanhar. Que delícia de bobó, o caldo estava muito bem temperado, e o camarão cozido à maestria, muito macio. Arroz delicioso, fundamental para arrematar todo o caldo no prato. E para acompanhar, um Prosecco Sperone Brut. Eu comi como um glutão e acho que todos se empanturraram!

2 comentários:

  1. Rodrigo,gostaria de saber se o camarão, temperado com cebola,harmoniza com um ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada harmoniza com cebola. =P
      Ela acabou jogando a cebola fora, de tanto que eu falei no ouvido dela! =))

      Excluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.