15 de fevereiro de 2014

Terras do Demo Cinquentenário

Este vinho é produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, da região do Távora-Varosa. Já comentei sobre um de seus espumantes, o Terras do Demo Brut Rosé.

Em 2005, a cooperativa fez 50 anos, e para marcar a data, lançou este vinho de edição limitada: Terras do Demo Cinquentenário. Ele foi feito com uvas colhidas em 2003, de vinhas velhas, com idade média de 40 anos, cultivadas sem fertilizantes ou pesticidas industriais, e colhidas à mão. Após vinificado, passou 12 meses estagiando em barricas novas, e mais 6 meses em garrafa, antes de ser lançado.

O vinho já tem 10 anos, e está bem evoluído. Mas isso não quer dizer que deva ser tomado rápido. Pelo contrário, deve ser apreciado vagarosamente. Deve ser colocado em um decanter para aerar - eu deixei uma hora, mas acho que caberia mais.

Na taça, demonstrou cor granada, e o halo aquoso já se mostrava visível. No início, os aromas ainda remetiam a couro, engaço e bacon. Provei, e vi que pela estrutura, ele tem um perfil elegante, com corpo médio, acidez intensa e taninos macios, porém intensos. Na boca, os aromas já descritos se somavam a notas fumadas, balsâmicas, e especiadas. O tempo passou, o vinho respirou mais e evoluiu na taça, deixando as notas de couro menos intensas, permitindo transparecer ameixas secas. À medida que o tempo passava, o vinho foi se tornando cada vez melhor. O final foi se tornando mais longo e agradável, com as especiarias, a ameixa e um toque de chocolate.

Enfim, é um vinho evoluído, que deve ser degustado com cuidado. Não é o tipo que costumamos tomar todos os dias, e deve agradar mais a um grupo seleto de enófilos, mais acostumados a este estilo. Mas é, sem nenhuma dúvida, um vinho com personalidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.