20 de fevereiro de 2014

Pellegrino Marsala Superiore Secco

Em uma recente degustação de vinhos fortificados, este Marsala me impressionou. A mim, e aos demais presentes, pois se sobressaiu em relação a vinhos que custavam mais que o dobro. Mesmo não tendo sido eleito o melhor do painel, ainda assim, foi dos que obteve melhor repercussão.


Produzido pela Cantine Carlo Pellegrino, o Pellegrino Marsala Superiore Secco pertence à categoria Superiore, por ter envelhecido por 2 anos em madeira. A sigla S. O. M., na parte de baixo do rótulo, significa Superior Old Marsala, reforçando sua categoria de envelhecimento. É também classificado como secco, o que indica que possui menos de 40g/L de açúcar. Pela sensação gustativa, me parece que tem bem menos do que 40g/L.

Ele foi feito a partir de um corte de uvas brancas, todas típicas da região de Marsala: Grillo, Inzolia, Catarratto e a mais rara de todas, a Damaschino - todas, colhidas a mão. Após os dois anos envelhecendo em barricas, ele foi engarrafado, e passou mais 4 meses antes de ser lançado no mercado. Tem graduação alcoólica de 18%, cor âmbar de intensidade média, aromas típicos do envelhecimento (tostados e frutos secos), e uma acidez muito boa, responsável pelo equilíbrio do conjunto.

No ano passado, provei o Lombardo Marsala Superiore Secco, que está na mesma faixa de preço, e com as mesmas classificações: superiore e secco. Entre as diferenças, o Pellegrino não passa pelo processo de concia, que consiste no cozimento de parte do mosto, para aumentar a concentração de açúcar. Isso se reflete em uma cor âmbar mais clara, um aroma mais fresco, e melhor acidez. O Pellegrino vale mais.

Pode ser encontrado por valores por volta dos R$50,00, em sites na Internet. E também na Excelência Vinhos (em Campinas).

Armazéns da Cantine Carlo Pellegrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.