14 de fevereiro de 2014

Afraid you might taste something, Lagerboy?


No Reino Unido, sabem muito bem fazer cerveja. Ales avermelhadas ou mais escuras, porters e stouts. Às vezes, envelhecidas em cascos de carvalho. Cervejas encorpadas, com gosto de verdade. Totalmente adaptadas ao clima frio e chuvoso. Lá, cerveja é coisa séria. Não se indignam a colocar as lagers na mesma categoria. "Você prefere beer, ou lager?", me perguntou o garçom de um restaurante, em uma cidade do interior. Eu queria uma beer, ale, claro! Na terra das ales, vou tomar ale!

A cerveja que mais me marcou foi a Wychwood Hobgoblin. Tem um rótulo irreverente, com um desenho de um duende (um hobgoblin), e cartazes de propaganda nos pubs, em que perguntava: "Qual o problema, garoto da lager, tem medo de sentir algum sabor?".


No nosso pub favorito de Edimburgo, tinha tantos cartazes dela, que pensávamos ser uma cerveja escocesa. Mas não, a cervejaria, Wychwood Brewery, se localiza na Inglaterra mesmo, em uma cidadezinha chamada Witney, próxima a Oxford. O nome Wychwood faz referência a uma floresta nos arredores da cidade, e os nomes de todas as cervejas da fábrica fazem referência aos seres que populam as lendas sobre a floresta.

Wychwood Hobgoblin é o carro-chefe. Vendida em barris (de alumínio) ou garrafas, é a mais provável de encontrar em pints (a medida padrão de copo de cerveja por lá). Ela faz parte do grupo das brown/red ales, ou seja, cervejas de alta fermentação, com coloração intermediária, devido ao uso de parte de maltes claros, e parte torrados. A fábrica define sua cor como rubi escuro. O teor de álcool é de 5,2% na versão engarrafada, e 4,5% na versão em barril.

Não creio que possamos encontrar a versão em barris por aqui, mas a engarrafada, há. Custa por volta de R$19,00 e se convertermos o valor em libras que pagamos por lá (em pints) dá mais ou menos a mesma coisa. Foi bom para rememorar os momentos nos pubs ingleses, que passei com a Thais e meu irmão.

A versão em garrafa não deve em nada para a versão em pint. Tem uma bela coloração ruby/granada escura, creme razoavelmente persistente, notas de torrefação em intensidade média, e o amargor do lúpulo balanceado pela doçura do malte. Ótimo para uma noite chuvosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.