31 de agosto de 2016

Royal Salute 21 anos

Em maio deste ano, viajei à Inglaterra com meus pais, para visitar meu irmão, que estava fazendo um intercâmbio. Na volta, a passagem na loja do Free Shop aqui no Brasil tinha como único objetivo comprar algumas poucas encomendas, nada para mim. Uma delas era uma garrafa do whisky Royal Salute 21 anos.


Ele foi criado em 1953, pela Chivas Brothers (atualmente, Pernot Ricard) para a celebração da coroação da Rainha Elisabeth da Inglaterra. É um blend, composto de whiskies maltados e não maltados, sendo a maior parte proveniente da destilaria Strathisla, em Speyside. Ela vem em uma belíssima garrafa de porcelana azul, envolta por um saquinho de veludo azul, e fechado com um cordão dourado. Existem diferentes edições, sendo o 21 anos, o original, e atualmente, o mais básico da linha.

O preço era de singelos US$170 a garrafa, mas o atendente do Duty Free me alertou que estava em promoção: duas garrafas por $250, um desconto substancial, de $45 por garrafa. Pela fama do whisky, e pelo desconto substancial, fiquei tentado a levar a segunda garrafa para mim, e aproveitar a promoção. Ainda titubeando, meu pai acabou topando comprá-lo, e combinamos de abrir para comemorar quando meu irmão retornasse ao Brasil.


Pois neste mês de agosto, meu irmão retornou do intercâmbio, e portanto havia chegado a hora de conhecermos este cobiçado líquido. Então, em uma dessas noites, na casa dos meus pais, nos reunimos e abrimos a bela garrafa. Sinceramente, todos achamos muita embalagem, para pouco conteúdo. Me pareceu um whisky simples, pouco intenso, e sem complexidade. O sabor remetia a um whisky de milho, com álcool um pouco agressivo, sem sabor defumado, nada de malte, e nenhum traço que indique uso de barris especiais (como Porto ou Jerez).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.