2 de junho de 2013

Vinha do Bispado Reserva 2010


Conheci o Vinha do Bispado Colheita Selecionada 2010, em uma remessa que recebi da Sociedade da Mesa, no ano passado. E no final daquele ano, me deparei com o vinho em promoção, em um supermercado BH, onde fui passar o natal com a família.

Outro dia, sabendo que meus pais viriam me visitar, pedi que procurassem o vinho no supermercado, e me trouxessem umas garrafas. Meu pai me telefonou do mercado, pois estava em dúvida: havia o Colheita Selecionada 2010, por R$29,90; e o Vinha do Bispado Reserva 2010 por R$39,90. Bom, eu conheço só o primeiro, mas traga uma garrafa do Reserva, para eu provar!

A CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira - possui várias propriedades na região do Douro, e a Quinta do Bispado, é uma delas. Nela, há apenas 7ha plantados de vinhas, das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. A título de curiosidade, a Quinta possui ainda 3ha de amendoais, e 27ha de olivais, mostrando a importância da produção de azeites para a empresa. Espero ainda provar de seus azeites.

Mas voltando aos vinhos, ambos são feitos a partir de cortes das três variedades citadas acima. No entanto, no 'Colheita Selecionada', apenas 50% do vinho amadurece em barricas de carvalho, em um curto estágio de menos de 4 meses (tendo em vista que foi engarrafado menos de 6 meses após a colheita), enquanto a outra metade repousa em tanques de inox. Já no caso do Reserva todo ele passa 12 meses em barricas.

Reserva

Eu abri o Vinha do Bispado Reserva neste domingo, para acompanhar uma receita nova. Preparei uma picanha com diversos temperos aromáticos, e caramelizada no mel. O tempero incluiu massala (uma mistura de temperos indiana que inclui cardamomo, anis estrelado, gengibre, canela e cravo), além de sementes de coentro e pimenta rosa moídos no pilão, alecrim fresco, e, claro, alho e sal grosso. Tudo isso para fazer jus ao aroma perfumado do vinho, que denuncia a Touriga Nacional usada na sua composição.


O Reserva, como é de se esperar, é mais sério que o outro, mais encorpado. Como todo vinho português, a acidez é boa, e os doze meses de passagem por madeira não carregaram no aroma, porém garantiram a boa evolução dos taninos. Uma ótima relação qualidade-preço.

3 comentários:

  1. Tomei um gole do vinho, por pura curiosidade, pois na estadia na casa do Rodrigo e da Thais, ouvi falar muito da palavra Tanino. O vinho é muito bom. Pena que a amamentação não permitiu desfrutar de uma taça. A comida recomendo, pois estava deliciosa e a sobremesa, posso dizer que foi uma grata surpresa. Thais e Rodrigo são ótimos anfitriões. Laice Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Laice!

      Que bom que você gostou. Vocês todos são sempre bem vindos!

      Excluir
  2. que bom ver estes comentários, representamos o Bispado no Brasil e esta semana, no Supernosso, o branco e o tinto Colheita estão em promoção, ao módico preço de 39,90 - estes vinhos receberma medalha de outro em importantes feiras internacionais em 2016. Tim tim!

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.