29 de junho de 2013

Encontro de Vinhos Campinas 2013: Chez France


Na primeira edição do Encontro de Vinhos Campinas, eu conheci a Chez France, especializada em vinhos de toda a França. Assim como no ano passado, Guillaume, francês e consultor da importadora, veio representá-la no evento. Conversamos sobre o vinho da uva Aligoté, que havia provado no ano passado. Aligoté é uma uva pouco valorizada, sempre à sombra da irmã Chardonnay, porém pode gerar vinhos excelentes, normalmente com preços mais baixos. O estoque deles atual acabou, mas a próxima carga já está no porto, segundo me falou, e estará disponível em um mês, se não houverem greves no porto, e eles conseguirem escoar a fila de mercadorias (olha o Custo-Brasil). Espero ansiosamente.

Espumantes

Se no ano passado, os brancos me conquistaram, este ano, foi a vez dos espumantes. Não é que os outros vinhos não fossem bons, mas os espumantes estavam fantásticos. É difícil encontrarmos espumantes de guarda, como Champagnes, que estejam no ponto ideal de consumo. Champagne e outros espumantes feitos pelo método tradicional têm uma capacidade de evolução em garrafa, após o dégorgement, em que a acidez se equilibra e os aromas terciários se desenvolvem. O aroma de brioche amanteigado - que os franceses costumam chamar de briochée - é encantador, mas necessita de um tempo, para que se mostre em todo seu potencial. E os dois espumantes apresentados pela Chez France estão no momento ideal de consumo.

O primeiro que provei não foi um Champagne, e sim o Haag Crémant d'Alsace Brut do Domaine Jean-Marie Haag, uma propriedade de 10ha, muito próximo à fronteira com a Alemanha. Crémant d'Alsace é a denominação de origem dos espumantes da Alsácia. Lá eles são feitos pelo mesmo método, chamado tradicional, porém com uvas típicas da região. No caso deste, foi feito com Pinot Blanc, Pinot Gris, Riesling e a própria Pinot Noir. Na feira, estava sendo vendido a R$74,00. No entanto, não o encontrei no catálogo do site.

E quando eu achava que não podia melhorar, provei o Champagne Roger Manceaux Cuvée de Réserve, do produtor Roger Manceaux, localizado em Heims, região mais nobre de Champagne. Todas as uvas utilizadas foram colhidas de vinhedos classificados como 1er Cru. Ele é ainda mais briochée, tostado na manteiga, e com uma persistência aromática fenomenal. Enquanto Guillaume oferecia os tintos a outras pessoas, eu pausei, para continuar apreciando a persistência do espumante. Com a meia-garrafa por R$50,00, quando fui comprar no final da feira, fiquei sem. Agora vou ter que encomendar pelo site.

Um comentário:

  1. Toda a equipe Chezfrance fica muito satisfeita de saber que os consumidores de vinho estão aprovando nosso produto.
    O Cremant d'Alsace estará disponível a partir do próximo mês também. Nosso estoque chegou ao fim como o Aligoté mencionado.
    Quanto ao champagne Roger Manceaux, meia garrafa, este não comercializamos no site, somente a garrfa de 750ml.
    Grande abraço,
    REGILENE
    Representante Comercial da Chezfrance
    11 9 9901-0997

    ResponderExcluir

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.