3 de março de 2016

Krauthaker Mercs 2012

Eu tinha recebido este vinho em junho de 2015, pela Winelands, junto de outros vinhos da Croácia, mas ainda não o tinha provado. Fui abri-lo agora, este mês, em companhia dos meus pais e de uma tia, além da Thais, é claro.

O Krauthaker Mercs 2012 é um tinto produzido pela vinícola Krauthaker, na região de Kutjevo, na Eslavônia, parte mais continental da Croácia. Eu já havia comentado a respeito de outro vinho da vinícola (aqui). Acontece que a Krauthaker é uma vinícola focada em vinhos brancos: apenas 9% das uvas cultivadas são tintas [*].

Mas isso não significa que este seja um vinho inferior. É produzido com o mesmo cuidado dos brancos: a colheita é 100% manual, o vinho é fermentado em tanques de aço com temperatura controlada, e remontagem diária para mergulhar as cascas, e após fermentação malolática o vinho estagia em barris de carvalho por 16 meses, e é engarrafado sem filtração.


O Mercs é um corte bordalês, de Cabernet Sauvignon e Merlot. Tem cor rubi de intensidade média/alta. Eu não senti - assim como todos que tomaram do vinho - notas herbáceas típicas da Cabernet, nem notas de couro que o clube sugeriu. Sorte minha, pois gostei mais dos aromas que senti, com frutas vermelhas, especiarias doces, e fundo tostado. Na boca, ele tem corpo médio, taninos macios e boa acidez, e final de média duração. Tudo certinho, tudo no lugar, ou como se costuma dizer, sem arestas. No final, havia um pouco de borra, o que corrobora a informação de que não foi filtrado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.