18 de maio de 2015

Quercus Sauvignonasse: a Friulano na Eslovênia

Sauvignonasse? Sauvignon Vert? Friulano!


A uva Sauvignonasse nada mais é do que a Friulano, variedade símbolo do Friuli, no nordeste da Itália, região famosa pelos seus vinhos brancos, principalmente na pequena região do Collio Goriziano, encostado na fronteira com a Eslovênia. E na Eslovênia, do outro lado da fronteira, ela é mais comumente chamada por Sauvignonasse, e também é uma das uvas mais cultivadas. Possui uma acidez viva, e é capaz de fazer vinhos refrescantes. Por isso já foi erroneamente relacionada à Sauvignon Blanc, sendo conhecida também como Sauvignon Vert. Mas testes de DNA mostraram que elas não têm nenhum parentesco.


O Quercus Sauvignonasse 2013 é produzido pela Vinska Klet Goriška Brda, a mesma cooperativa que produz o Quercus Rebula, e o Quercus Beli Pinot. Vale lembrar que Goriška Brda corresponde ao lado esloveno do Collio Goriziano, tem exatamente as mesmas características de relevo, solo e clima, e a mesma vocação para vinhos brancos aromáticos, refrescantes e com aptidão gastronômica.

Este vinho é feito de uvas colhidas manualmente, originárias de vinhas de 30 anos, que após fermentadas em temperatura controlada, descansam por 6 meses em tanques de inox, sendo 3 meses sobre as borras para ganhar corpo e complexidade, e não passa por fermentação malolática. Possui cor amarelo-verdeal bem claro, e apresenta micro-bolhas, que não representam um problema do vinho, pelo contrário, deixam-no mais refrescante. O aroma apresenta muito frescor com notas cítricas (limão e maracujá), herbáceas e florais. Tem corpo médio e boa acidez, que é complementada pela agulha. Muito bom com antepastos e patês, principalmente com babaganoush, uma pasta de berinjela carregada no alho, típico da culinária libanesa.

Ele foi importado pela Winelands.

Um comentário:

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.