7 de maio de 2015

Um autêntico Sémillon de Hunter Valley

Um vinho branco australiano, com 10% de teor alcoólico, sem estágio em madeira, mas com muita complexidade e longevidade. Este é o Brokenwood Sémillon 2008, produzido pela Brokenwood Wines, e importado pela KMM Vinhos.


Sémillon

A Sémillon não figura entre as variedades mais populares do mundo, mas é muito importante nos brancos de Bordeaux, inclusive nos famosos vinhos de sobremesa Sauternes. Em sua terra natal, sempre aparece em companhia da Sauvignon Blanc; e raramente é cultivada em outras partes do mundo.

Ela chegou na Austrália em 1830, e especificamente no Hunter Valley, uma região do estado da Nova Gales do Sul, ela encontrou o terroir para se expressar de uma forma muito original. Mesmo não sendo a uva branca mais cultivada (perde para a Chardonnay), ela gera um estilo de vinho que é um ícone da região: vinhos brancos com menos de 11% de álcool, sem passagem por madeira, e com grande capacidade de guarda, resultando com o tempo em vinhos cítricos, e com notas defumadas.

Brokenwood

A Brokenwood Wines foi fundada em 1970, no Hunter Valley. No início, produzia somente tintos, e apenas a partir de 1982 começou a produzir brancos. Seus brancos de Sémillon, inicialmente com maceração com as cascas, e estágio em barricas, fizeram sucesso no mercado, mas eles não estavam satisfeitos com o resultado: o vinho não envelhecia bem na garrafa, não era um Sémillon de Hunter Valley.

A partir de 1992, resolveram produzir uma versão com pouco contato com as cascas, sem estágio em barrica, e sem fermentação malolática. Este vinho, filtrado e engarrafado imediatamente após a produção, foi armazenado, e após provas nos anos seguintes, foi liberado no mercado em 1997, quando já possuia alguns anos, mas ainda com vários anos pela frente. Eles haviam conseguido o que buscavam! Hoje, todos os seus Sémillons são produzidos dessa forma, exceto por um detalhe: já não passam por nenhuma maceração com as cascas.

O Brokenwood Sémillon 2008 não apresenta nenhuma aparência de idade no aspecto visual, com uma cor amarelo-verdeal, bem clara e brilhante. Mas no nariz já mostra boa complexidade, com notas cítricas de limão, flores brancas, frutas de caroço, ervas (com destaque para hortelã), e ainda pedra de isqueiro. É um vinho leve, seco, com excelente acidez, e sabor intenso, predominando aroma de limão siciliano. É um vinho muito interessante, excelente para ser consumido já, mas também mostra que tem capacidade de envelhecer por muitos anos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.