10 de maio de 2015

Rebula, a rainha do 'Collio esloveno'

Conforme já escrevi antes, na fronteira entre a Itália e Eslovênia se estende uma única região vinícola, formada por colinas, cercada entre os Pré-Alpes e o mar Adriático. Do lado italiano, a região se chama Collio Goriziano, e do lado esloveno, Goriška Brda. Observe que Collio vem do italiano colli, que significa colinas. E Brda também significa colinas, em esloveno. Ou seja, em ambos os casos, trata-se das colinas de Gorizia, que é o nome da comuna do lado italiano.

Desta região, veio o vinho Quercus Rebula 2013, produzido pela Vinska Klet Goriška Brda. Esta cooperativa é a maior produtora da região. Ela foi formada em 1957, hoje conta com 1000 hectares de vinhas e pertence integralmente aos seus 400 cooperados, famílias que cultivam em média apenas 2,5ha cada uma, com grande devoção. Todas as uvas são colhidas manualmente, e cultivadas com "agricultura integrada", que significa um cultivo mais ecologicamente consciente, abstendo-se de utilizar aditivos industriais sempre que possível, para não poluir o solo, águas e as uvas com substâncias potencialmente danosas à saúde.


Rebula

A variedade Rebula, que na Itália é chamada de Ribolla Gialla, é a variedade mais importante do lado esloveno, a mais emblemática, com maior área de cultivo (26% do total da região). Este vinho é feito de Rebula proveniente de vinhas que têm entre 10 até 40 anos de idade plantadas em terraços a uma densidade entre 5000 e 6000 pés por hectare. Por estar plantada em terraços, a colheita é necessariamente manual. As uvas são desengaçadas, prensadas e fermentadas em temperatura controlada, e engarrafadas sem fermentação malolática, para garantir ainda mais frescor.

O Quercus Rebula 2013 é um vinho de cor amarelo-palha brilhante, aromático e de boa estrutura. Os aromas são frutados, com notas cítricas refrescantes associadas a frutas tropicais. Tem excelente acidez, e corpo médio, apresentando uma leve untuosidade. Acompanhou muito bem um salmão assado com alho picado, alcaparras e ervas (foi assado com tomilho e alecrim, e salpicado de salsa fresca, ao final).

Este vinho, assim como outros vinhos eslovenos, foi importado pela Winelands.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sintam-se livres para comentar, criticar, ou fazer perguntas. É possível comentar anonimamente, com perfil do Google, ou com qualquer uma das formas disponíveis abaixo. Caso prefiram, podem enviar uma mensagem privada para sobrevinhoseafins@gmail.com.